7 pontos turísticos de Porto Seguro que você precisa conhecer

É um privilégio viajar para a mais bonita cidade do litoral baiano e desfrutar das praias, parques naturais, baladas, etc. Para te ajudar a montar uma programação sem defeitos, destacamos, neste post, a lista dos principais pontos turísticos de Porto Seguro, com informações completas de cada destino.

Se você pretende realizar passeio rápido e quer dicas para elaborar um roteiro em Porto Seguro de 5 dias, ou vai passar mais tempo, não se preocupe: é viável aproveitar as atrações que iremos apresentar e voltar para casa com a satisfação nas nuvens.

Porto Seguro é uma cidade eclética. Por isso, é fácil se apaixonar pelos dias ensolarados nas praias paradisíacas ou pelas noites movimentadas nos bares e baladas. Sem contar, na possibilidade de comprar produtos artesanais e contemplar um admirável centro histórico.

Quer saber o que fazer em Porto Seguro e antecipar a sua viagem? Veja o que te espera nesse destino baiano de encher os olhos!

1. Centro Histórico de Porto Seguro

O Centro Histórico de Porto Seguro conta com relíquias do período colonial e é um dos trechos que trazem as mais importantes marcas do Brasil do período colonial. Porto Seguro recebeu os primeiros portugueses que aqui chegaram em 1500 e esse pedaço do município, que fica em parte alta, ainda tem construções do século XVI.

Construções e natureza do Centro Histórico de Porto Seguro

Embora grande parte das edificações de outrora já não estejam mais lá, o local ainda é um marco histórico relevante. Ao longo das vias cercadas por linda natureza existem 48 casas preservadas e mais.

farol do Centro Histórico de Porto Seguro

Há um museu histórico, duas igrejas, ruínas de uma escola de seminaristas, o Marco do Descobrimento e o farol. Ou seja, há exemplares o suficiente para você aprender um pouco da história do Brasil enquanto se diverte e absorve as energias positivas de um recanto tão especial.

Ah, durante as suas andanças, vale parar nas barraquinhas que vendem guloseimas e itens artesanais.

2. Memorial do Descobrimento

Mais história. O Memorial do Descobrimento trata-se do local onde os portugueses que desembarcaram no Brasil fizeram a primeira rota a pé.

Caravela do Memorial do Descobrimento

No caminho você vai conferir o Jardim Botânico com plantas raras, dendezeiros e a árvore do pau do Brasil, um dos principais produtos comerciais do século XIV. Porém, o mais disputado atrativo é uma réplica em tamanho real de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Legal, né?

Trilha Ecológica do Memorial do Descobrimento

Prepare-se para tirar muitas fotos e garantir mais momentos de aprendizados em um lugar que reúne incontáveis belezas.

Situado perto da Praia de Curuípe, uma das melhores praias de Porto Seguro, o Memorial é um ponto turístico que precisa constar na sua programação de viagem.

3. Aldeia Indígena Pataxó

É impossível abordar os pontos turísticos de Porto Seguro sem citar a Reserva da Jaqueira, a qual também é conhecida como Aldeia Indígena Pataxó.  Autêntica morada dos habitantes que já estavam na cidade antes da chegada dos europeus, na região ocorreu a primeira missa rezada no Brasil.

Visitas na Reserva Indígena Pataxó

Na tribo o visitante vai conversar com os nativos e conhecer de perto as nuances culturais dos pataxós. Além disso, terá a oportunidade de praticar arco e flecha, participar de rituais e pintura do corpo,  saborear as delícias da gastronomia e comprar souvenires na feirinha de artesanato indígena.

Arco e fecha na reserva indígena pataxó

Como a reserva fica em privilegiada área natural, há trilha ecológica por trechos com vegetação preservada.

Sem dúvidas, aí está um fascinante recanto para a imersão em cultura tão rica.

4. Quadrado de Trancoso

A visita a Trancoso sempre está inclusa nas melhores ideias de passeios em Porto Seguro. E na sua passagem pelo paradisíaco distrito, não deixe de ir ao Quadrado de Trancoso, uma atração encantadora pela manhã, tarde e noite.

Quadrado de Trancoso pela manhã

O Quadrado nada mais é que o centrinho do distrito. É um local com uma pequena igreja atrás de uma área com gramado e casas coloridas que funcionam como estabelecimentos gastronômicos e lojas que vendem itens artesanais.

Quadrado de Trancoso anoitecer

Antes ou mesmo após ir à Praia do Espelho, ou qualquer outra paradisíaca, vale caminhar por um ambiente com deliciosa atmosfera. Sinta a brisa emanada pelo mar, fotografe as casas e atualize o seu instagram com flagrantes para lá de convidativos.

Ah! É claro, pare nos bares ou restaurantes para comer bem e tomar uma cerveja gelada. É sempre bom confraternizar em ambientes especiais, certo? Então, guarda aí essa dica.

5. Largo d’Ajuda

Com vibe natural e arquitetônica que remete ao Quadrado de Trancoso, o Largo d’Ajuda é mais um dos pontos turísticos de Porto Seguro que merecem a sua atenção.

Largo d'Ajuda pela manhã

A atração fica no coração de Arraial d’Ajuda e reúne casas de diversas cores onde funcionam lojas que vendem lembranças típicas, além de barracas de tapioca, cocada, acarajé e outros quitutes locais.

Mirante largo d' Ajuda

No fim da via principal, a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, cuja construção foi finalizada em 1772, destaca-se na paisagem urbana. Atrás dessa igreja tem um mirante, decorado com fitinhas do Senhor do Bonfim, o qual oferece uma vista sensacional da natureza.

O Largo d’Ajuda também está situado próximo da Rua Broadway, um destino bem importante para quem quiser fazer compras em Arraial d’Ajuda.

6. Passarela do Descobrimento

Na hora de pesquisar o que fazer em Porto Seguro a noite, a Passarela do Descobrimento aparecerá como destaque. De todo modo, o local também funciona pelo dia. E é um ótimo ponto turístico.

Passarela do Descobrimento dia

Chamado popularmente de Passarela do Álcool, o point é o shopping da boemia de Porto Seguro. Assim, existem vários bares, barraquinhas de drinks, lojas que vendem lembranças e muita animação.

Restaurantes na Passarela do Descobrimento a noite

Aqui está um ambiente nota 10 para quem gosta do burburinho. Portanto, se a ideia for petiscar e tomar uma cerveja em ambiente descontraído, fica a dica. E, claro, se você quer fazer uma refeição completa, também sairá satisfeito.

Na passarela estão alguns dos melhores restaurantes de Porto Seguro. Há estabelecimentos com receitas típicas da Bahia, brasileiras, italianas, japonesas, mexicanas e muito mais.

7. Rua do Mucugê

A rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, é reverenciada como a rua mais charmosa do Brasil por motivos certos.

Rua Mucugê a mais charmosa do Brasil

Com belas casas multicoloridas que funcionam como lojas, bancos, creperias, sorveterias e restaurantes estilosos, o local reúne visitantes durante todos os momentos do dia.

Beco das Cores na Rua do Mucugê

É o ambiente certo para você caminhar enquanto sente a brisa e o clima acolhedor de Porto Seguro. Dicas para um roteiro de um dia? Opa, vamos lá! Vale saborear um sorvete da fruta no início da tarde e pouco depois do pôr do sol pedir uma pizza no Beco das Cores, uma viela surpreendente que fica no meio da Rua do Mucugê.

Caso você goste de uma balada, no fim da noite, a boa é ir ao Morocha Club, a melhor balada de Arraial d’Ajuda.

E aí, gostou dos pontos turísticos de Porto Seguro destacados aqui? Com certeza você vai amar esses lugares e descobrir muitas surpresas na sua viagem. Aproveite!

Compartilhe
Posts Relacionados
Recebe as novidades por e-mail

Inscreva seu e-mail e fique por dentro dos acontecimentos

© 2021 Quinta do Sol. Todos os Direitos Reservados