2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

Você já ouviu falar do centro histórico de Porto Seguro? Sabe o porque esse é um os pontos turísticos mais procurados do Brasil?

Porto Seguro é um dos lugares que mais chamam a atenção de turistas em todo o Brasil, assim como é a primeira cidade criada pelos portugueses no ano de 1535.

A cidade conta com diversos monumentos históricos que remetem a época colonial. Em função disto, o local tem grande riqueza cultural, além de uma vista encantadora.

Sem dúvida alguma, uma das principais atrações da cidade é o centro histórico. Um dos pontos mais antigos do nosso país.

Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a cidade histórica de Porto Seguro, trazemos hoje algumas curiosidade sobre esse local. Confira:

Centro histórico de Porto Seguro e o Marco do Descobrimento do Brasil

Porto Seguro foi  o primeiro local onde os portugueses chegaram no ano de 1500. Porém, foi apenas em 1535 que foi criado o vilarejo, antes conhecido como Nhoesembé.

Boa parte do que foi construído naquela época se perdeu com o passar dos anos. Hoje em dia, ainda é possível encontrar um patrimônio bem interessante.

O que permaneceu até hoje é atualmente conhecido como o centro histórico de Porto Seguro, uma pequena vila localizada no ponto mais alto da cidade.

Além dos monumentos históricos e a paisagem exuberante que esse local apresenta, você ainda pode se deliciar com as maravilhoso comidas típicas. Essas são as delícias que fazem desse da cidade histórica ainda mais agradável.

Se quiser se deliciar com algum alimento das barraquinhas desse pequeno paraíso, lhe recomendamos que experimente as deliciosas cocadas vendidas ali.

O que podemos encontrar no Centro Histórico de Porto Seguro?

Você ficou genuinamente interessado em descobrir tudo sobre a região histórica de Porto Seguro? Pois faz muito bem! É possível dizer que a área é algo incrível.

Nesse local, é possível ter uma ideia de como eram as antigas moradias na época de colonização. Dá para conhecer um pouco dos costumes dos colonizadores, além de alguns indígenas que habitam a região.

Hoje em dia, apenas 48 moradias não foram destruídas com o passar do tempo. Além disso, há duas igrejas ali presentes, um museu histórico, o farol, as ruínas da antiga escola dos seminaristas, e o marco do descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503.

Se você gosta de artesanatos, esse é o local ideal para conhecer! Afinal você pode encontrar diversos indígenas que vendem suas bugigangas na feira do artesanato.

Ahhh, e não se esqueça de deixar sua fita como lembrança de Porto Seguro, próximo ao farol, ok?

Falando do Marco do Descobrimento

Durante a expansão marítima portuguesa, muitos foram as colônias desse país europeu. Com isso os portugueses usavam um monumento sinalizando que aquela região pertencia a eles. E foi assim que o marco do descobrimento veio parar em nosso país.

Existem contradições sobre quando o marco do descobrimento chegou ao Brasil. Alguns defendem a ideia de que tenha sido no ano de 1503, enquanto outros afirmam que foi no ano de 1535. Nesta época, o capitão Pero do Campo Tourinho chegou a colônia.

Contudo, podemos dizer que o Marco do Descobrimento simboliza o ponto inicial da colonização do Brasil, ou seja o início de nossa história.

O Farol de Porto Seguro

Um pouco mais recente que as outras construções localizadas no centro histórico de Porto Seguro. O farol foi inaugurado em 26 de julho de 1907. Porém naquela época ele foi construído a partir do ferro e tinha uma uma escada no exterior.

Foi apenas em 1947 que ele foi substituído pelo monumento que se encontra até os dias de hoje.

O farol está localizado a cerca de 1,5km de distância do Porto da cidade e sua localização garante uma das melhores vistas da cidade. Quem diria que um edifício criado para a proteção de um povo se tornaria um dos maiores pontos turísticos do país?

Museu do Centro Histórico de Porto Seguro

O museu do centro histórico de Porto Seguro também é uma atração para muitos turistas que visitam a cidade. Com artefatos antigos e pessoas que conhecem a história do lugar, você consegue fazer uma bela viagem ao passado.

Mesmo a cidade não tendo crescido muito devido a falta de ouro e minérios, ainda assim ela conseguiu abrigar pessoas muito importantes para a história do Brasil. Sem dúvida alguma, você pode encontrar grande parte dessa história nesse lugar paradisíaco.

Vale lembrar que antigamente, esse museu era a principal cadeia da cidade e ainda hoje você pode encontrar as celas onde ficavam os presos daquela época.

Ao visitar o Centro Histórico é necessário um Guia Turístico?

centro histórico de porto seguro

Primeiramente, se você pretende visitar o centro histórico de Porto Seguro, se lembre do seguinte. Você precisa levar uma câmera fotográfica para fazer registro de tudo a sua volta.

Afinal, não seria um boa ideia conhecer o lugar onde começou o Brasil e não guardar nada de lembrança, não acha? O Centro Histórico de Porto Seguro merece muito mais que algumas selfies e fotos tremidas. Capriche, hein!

Porém a ideia de fazer o passeio com o guia turístico pode variar de pessoa para pessoa. Afinal fazer o passeio apenas pelo centro histórico não tem necessidade. Mas se tiver interesse em fazer um tour pela Rota do Descobrimento, essa pode ser uma boa ideia.

Vale lembrar que o Centro Histórico de Porto Seguro está aberto de segunda a sábado, das 10 às 18 horas. Por isso, anote o período de visitação na sua agenda e celular para não ter surpresas desagradáveis!

Porto Seguro é o primeiro ponto de chegada dos portugueses no anos de 1500. A cidade conta com uma riqueza histórica muito grande, capaz de impressionar a qualquer um.

Desde comidas típicas a artefatos religiosos, esse é um excelente local para quem gosta de conhecer culturas de outros povos.

Então se você pretende se aventurar Brasil a fora, tenha certeza que essa pequena cidade no estado da Bahia deve estar em sua lista. Porque foi dali que surgiu o Brasil! E diz o ditado popular que “é preciso entender a história para entendermos a nós mesmos”, não é?

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora