Faça sua reserva

2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

Fernando Diniz

29 de January de 2019

O Que Fazer em Arraial d’Ajuda

O vilarejo tem praticamente duas ruas principais, a Mucugê e a Bróduei (que faz uma brincadeira com a Brodway de Nova Iorque). A Rua do Mucugê em Arraial d’Ajuda reúne a maior parte dos restaurantes, pousadas, bares e comércio, e oferece um passeio muito agradável sob a luz da lua e do céu estrelado. Mais tarde esta área ferve, principalmente na temporada, e a festa pode entrar pela madrugada até o nascer do sol, na manhã seguinte. Portanto, quem ainda não sabe o que fazer em Porto Seguro a noite, dar uma pulo em Arraial é dica de ouro!

Beco das Cores

O Beco das Cores, que fica no meio da Mucugê, é passagem obrigatória. Charmoso e colorido, oferece boas opções gastronômicas, música ao vivo e barzinhos. Já a Bróduei é uma rua que teve seus momentos de glória quando foi o principal point da noite de Arraial durante as décadas de 1980 e 1990. Porém, nos últimos anos foi perdendo espaço para a charmosa Mucugê, apesar de ainda reunir muita gente durante o verão.

Eco Parque Aquático

Já na praia do Mucugê, que fica no final da rua de mesmo nome, existe um polo de diversão e entretenimento para toda a família: o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Inaugurado em janeiro de 1997, o complexo conta com brinquedos, toboágua, passeio com bóias infláveis em piscina de correnteza, piscina com ondas, quadras de vôlei e futebol de areia e, para quem gosta de aventura, o parque não deixa a desejar.

A tirolesa é de dar frio na barriga: são 144 metros de extensão a uma altura de 20 metros! Além disso, tem arvorismo, escalada e rapel. Já as crianças podem brincar na tirolesa em miniatura e no mini paredão de escalada. O Eco Parque funciona diariamente das 10h às 17h e o estacionamento é gratuito (acomoda até 200 veículos).

Centro Histórico

Já para quem gosta de um pouco de história e arquitetura, o centro de Arraial tem construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, como a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1551, e atualmente cercada de casas coloridas. O mirante ali perto também proporciona uma vista maravilhosa e fotografias cenográficas, ainda mais com o muro coberto por fitas do Senhor do Bonfim – tipicamente baianas.

Praias de Arraial

Para quem chega pela balsa, a primeira praia de Arraial é a Apaga Fogo, seguida de Aracaípe, Mucugê, Pitinga, Lagoa Azul e Taípe.

Praia do Apaga Fogo

Apaga Fogo é banhada pelas águas cristalinas do oceano atlântico e também pelas águas do rio Bunharém, que divide Arraial de Porto Seguro. O mar é calmo e durante a maré baixa formam-se piscinas naturais ideais para relaxar e curtir o visual. As barraquinhas de praia garantem comidas e bebidas e também oferecem aluguel de equipamentos para a prática de esportes aquáticos, como o caiaque e o windsurfe.

Praia de Araçaípe

Logo ao lado fica a praia de Araçaípe, com um mar calmo, tranquilo, de temperatura agradável e que na maré baixa também forma piscinas naturais. Além disso, Araçaípe é repleta de recifes de corais e as suas areias são decoradas com milhares de conchas.

Praia de Mucugê

Em seguida vem a Praia de Mucugê, que leva o mesmo nome da rua principal da vila e é uma das mais movimentadas. Devido à proximidade com o centrinho, é a que oferece mais infraestrutura para os turistas – de dia e de noite! Ali o visitante encontra barraquinhas com bebidas e petiscos, água de coco, drinks, vendedores ambulantes e aluguel de guarda-sol e cadeiras. Esta praia também abriga o Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Uiki Parracho

Uma das praias mais badaladas de toda a região de Porto Seguro é sem dúvida a do Parracho. Ali, nativos e turistas que gostam de uma boa festa se reúnem para dançar embalados pela música e pelo balanço dos coqueiros, com o mar ao fundo e o céu azul.

A programação fica ainda mais animada durante a temporada, e as barracas do Uiki Parracho e Cabana Grande fazem sucesso. O réveillon no Uiki Parracho está inclusive no roteiro nacional de ano novo! O Sundance Festival que é realizado neste local apresenta grandes nomes da música nacional e internacional durante 3 dias de muita festa.

Praia do Parracho

Apesar da fama badalada, a praia do Parracho é também muito agradável para curtir um dia de sol e mergulho nas águas calmas e agradáveis do mar de Arraial e também para praticar esportes aquáticos, como windsurfe, Stand Up Paddle, caiaque, entre outros.

Praia da Pitinga

As praias da Pitinga, Lagoa Azul e Taípe tem um diferencial: as falésias em tons avermelhados e ocre que cercam as areias e o mar. Mas enquanto a praia da Pitinga é mais acessível para os visitantes, Taípe exige quase 2 horas de caminhada.

Praia de Taípe

Porém, quem se dispõe à aventura não se arrepende, pois a praia de Taípe é uma das melhores praias de Arraial d’Ajuda. O movimento é baixo e o visitante sente-se praticamente sozinho em meio ao paraíso de águas azuis cristalinas, areia branca e mata virgem intocada.

Documentário Completo Sobre Arraial d’Ajuda

Como chegar

O Hotel Quinta do Sol fica a apenas 3 quilômetros de distância da balsa que faz a travessia de Porto Seguro para Arraial. Esse trecho pode ser percorrido a pé, de táxi, com o transporte público ou ainda de carro (próprio ou alugado). Após embarcar na balsa que atravessa as águas escuras do rio Bunharém, o trajeto leva apenas 5 minutos. A travessia é tranquila e rápida, porém se você for de carro próprio na alta temporada, fique atento aos horários alternativos para evitar a fila que às vezes se forma no embarque.

Outros Lugares Imperdíveis de Porto Seguro

Porto Seguro

Trancoso

Coroa Vermelha

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora