2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

O que é o Marco do Descobrimento? Qual a importância deste monumento para nossa história?

Isso ocorre porque marco do descobrimento é o nome dado a um monumento específico da Bahia, em Porto Seguro. Conhecido principalmente por ser o primeiro monumento trazido pelos portugueses, em torno de 1500, no chamado “descobrimento” do país.

Afinal, este é um dos principais pontos de turismo para quem ama história.

Podemos definir o Marco do Descobrimento como uma coluna de pedra portuguesa que apresenta como característica uma inscrição, que tem como função afirmar a soberania portuguesa no local onde está inserida.

É quase como dizer: Portugal é a lei e a divindade!!!

O local onde está inserida a pedra Marco do descobrimento é de fácil acesso ao público já que encontra-se no Centro Histórico de Porto Seguro.

Sendo de fácil acesso ainda mais por não estar necessariamente dentro de alguma capela religiosa presente no local. Há apenas uma cúpula de vidro que foi colocada para a preservação do monumento.

Quando que a pedra Marco do descobrimento foi colocada em Porto Seguro?

Marco do Descobrimento

Não se sabe ao certo qual foi a data em que os portugueses inseriram a pedra do Marco do descobrimento no local que hoje é o Centro Histórico de Porto Seguro.

Portanto, muitas especulações surgiram sobre esse assunto. De acordo com pesquisas o Marco do descobrimento teria sido colocado pouco tempo após a primeira aparição dos portugueses no Brasil.

A primeira teoria é que teria sido colocado em 1503, na expedição de Duarte Coelho.

A outra teoria é que teria sido colocado em 1535 por Pero Campos de Tourinho, querendo delimitar seu território.

Há ainda aqueles que acreditam que o Marco do descobrimento teria sido colocado em 1501, recebendo nome de Marco de Touros.

De acordo com a história muitos acreditavam que a pedra era santa, sendo capaz de fazer milagres e curar facilmente qualquer doença.

Por que a pedra se Chama Marco do descobrimento?

Como você pode imaginar pelo nome deste monumento, a pedra trata-se de uma representação do início da história do país:

Por isso, este é o monumento que marcou (marco) o descobrimento do Brasil.

Quais são as principais características da pedra?

A característica mais presente neste monumento é o desenho de uma cruz da Ordem de Cristo em uma das faces, na outra, o escudo português esculpido em relevo.

Tem no total 1,62 metros de altura e 32,5 centímetros de largura.

Quais lugares eu posso aproveitar e conhecer ao visitar a pedra do marco do descobrimento?

Você pode aproveitar e visitar a mais velha igreja do Brasil, que teria sido fundada ainda no século XV (1500): Igreja Nossa Senhora da Misericórdia.

Visite também o Museu do descobrimento em Porto Seguro. Trata-se de edifício colonial que apresenta uma grande carga histórica, em particular, do povo nativo da região.

Esse monumento está localizado na “Cidade Alta”, também conhecida como “Cidade Histórica de Porto Seguro”. Endereço: 685,, R. Dr. Antônio Ricaldi, 549, Porto Seguro – BA, 45810-000.

Independente de qual local decidir visitar ao ir em Porto Seguro, na Bahia, você com certeza terá muitas opções. Um lugar único para conhecer a cultura do Brasil.

Gostou do post de Hoje? Veja também: Farol de Porto Seguro.

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora