Praia do Espelho: conheça uma das praias mais bonitas do Brasil

Porto Seguro tem praias movimentadas com excelente infraestrutura e outras com aquele adorável perfil desértico. No prestigiado município de Curuípe – que fica pertinho de Trancoso e integra a região de Porto Seguro –  está localizada uma das melhores praias do Brasil, a Praia do Espelho.

Lá, cada visitante poderá mergulhar em mar de águas claras que variam entre o azul e o verde e caminhar pela faixa de areia observando as falésias cercadas por vegetação preservada. Ah, e é claro que vai ser uma maravilhar subir nas formações rochosas para observar o cenário pelo melhor dos ângulos e tirar muitas fotos.

Em razão da atmosfera tranquila, a Praia do Espelho é perfeita para crianças, adolescentes, adultos e idosos. É a atração turística que vai encher os olhos do viajante que busca relaxar e esquecer de todos os problemas em meio a um cenário paisagístico diferenciado. Mas não somente esse pessoal.

O famoso ponto turístico de Porto Seguro também vai empolgar a turma que gosta de ver a hora passar em um destino alto astral, com a vibe lá em cima. Aliás, não há marasmo em nenhum lugar de Porto Seguro.

Sendo assim, na hora pensar sobre as melhores opções dos roteiros em Porto Seguro para as suas férias, não dá para deixar esse caribe brasileiro de fora, né?

Nesse post vamos mostrar como ir à praia do Espelho, quais as principais atrações, onde comer por perto e muito mais.

Não importa o período do ano. Você vivenciará uma experiência inesquecível nessa praia amada por 10 entre 10 viajantes. Boa leitura!

Onde fica a Praia do Espelho?

A Praia do Espelho é a principal atração de Curuípe e está localizada a 48 km da região central de Porto Seguro, a 41 km de Arraial d’ Ajuda e a 22 km de Trancoso . É vidente que é bom acordar cedo para aproveitar as praias já com o sol matinal. Mas o acesso é fácil e a maioria das pessoas alugam um carro para se deslocar até o destino.

praia do espelho

Caso você queira ir com o automóvel alugado ou mesmo com o seu, uma boa ideia é passar por Arraial d ‘Ajuda. Siga pela via Iraporanga que tem cerca de 30 km de pista pavimentada e um pouco mais de 10 km de pista de chão até à praia.

praia do espelho

O que fazer na Praia do Espelho?

A melhor praia de Trancoso e região é um show de atrações.  Além de nadar nas águas calmas e quentes, o banhista vai ficar encantado com o deslumbrante espelho formado nas águas transparentes, que reflete o céu azul e as falésias avermelhadas do entorno. Daí vem o nome Praia do Espelho.

Pode ir se preparando para para muitos cliques inspirados, mergulhos, caminhadas na areia e interação com amigos e familiares em meio às paisagens exuberantes. É o lugar certo para o viajante se conectar com o que há de mais bonito na natureza da Bahia.

É válido pontuar que ao longo do ano, são organizados passeios em Porto Seguro com destino à Praia do Espelho. Com certeza é uma ótima alternativa de lazer em mais um dia de céu azul e sol intenso.

Tábua de Maré

Uma ou outra atividade turística de Porto Seguro pode ser interrompida em dias de maré alta. Então, antes de sair do hotel é prudente fazer a consulta na tábua de maré, um informativo da marinha que mostra as condições do mar ao longo do dia.

Fotos da Praia do Espelho

Selecionamos o top 5 de fotos da Praia do Espelho na Bahia que vão te deixar com vontade de programar a viagem o mais rápido possível.

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

Imaginou a sua diversão em um dias de sol depois de ver essas imagens? Então, confira essas dicas para os seus momentos lazer na Praia do Espelho. Quer saber? A temporada por lá pode ser ainda melhor do que você imagina.

Principais atrativos da praia

É claro que o espelho formado pelo sol é o aspecto mais famoso dessa que é uma das praias mais lindas do Brasil. Porém, listamos mais encantos do lugar. Guarde as recomendações para a viagem.

Pôr do Sol sensacional

Quando for à Praia do Espelho, só volte para o hotel após o fim da tarde, ok? O pôr do sol visto de lá é de tirar o fôlego. É aquela típica cena que encanta pela simplicidade e não merece ser deixada de lado.

Noite estrelada

Pretende passar parte da noite lá? Ótima decisão. Por ter pouca luz artificial nas áreas próximas, o céu cheio de estrelas e a lua promovem uma especialíssima iluminação natural em toda a região da praia.

É claro que todo viajante busca pelas especialíssimas manhãs e tardes de sol em Porto Seguro. Contudo, você não vai se arrepender se reservar um ou mais dias para conferir o anoitecer.

Mirante

Para observar a Praia do Espelho por um ângulo privilegiado, visite um mirante que é acessado por uma ponte de madeira e uma trilha pequena, mas íngreme. Do alto, é viável observar o conjunto formado por vegetação, falésias, os corais e as piscinas naturais que surgem em período de maré baixa.

Passeio de barco

Por que não fazer um passeio de barco nessa atração listada entre as praias mais bonitas do Brasil? O destino dessa tour imperdível é o pequeno vilarejo de Corumbau, que fica pertinho da Praia do Espelho e conta com barreiras de corais, as quais emolduram um enorme aquário e piscinas naturais.

Esse passeio também é interessante no ponto de vista econômico. Isso porque no vilarejo existem várias barraquinhas que vendem comidas e bebidas por preços mais acessíveis que na Praia do Espelho.

Onde comer na Praia do Espelho

Destacamos  nesse tópico bons locais para você comer bem na Praia do Espelho.  Veja quais são os melhores estabelecimentos gastronômicos para você saborear a deliciosa culinária baiana.

onde-comer-na-praia-do-espelho

Bistrô do Oswaldo

O Bistrô do Oswaldo é um bar e restaurante que disponibiliza comidas saborosas, mas também é o ponto alto da diversão noturna na região próxima da Praia do Espelho. É o estabelecimento indicado para viajantes exigentes por uma razão simples. Todas as receitas são de alto nível.

Para satisfazer o seu paladar, é uma boa pedir pratos feitos com camarão, o peixe com purê de banana, o talharim com frutos do mar ou a elogiada linguiça vegana com um risoto de alface.

Aberto o ano inteiro, o bar ainda dispõe de muitas opções de bebidas e sobremesas de primeira. Dica? Finalize o desfrute gastronômico com uma sensacional geleia de goiaba.

Restaurante da Sylvinha

Inaugurado em 1998, o Restaurante da Sylvinha está no grupo dos principais points gastronômicos da Praia do Espelho e de Trancoso.  O lugar é muito acolhedor e perfeitamente imerso à atmosfera natural desse trecho de Porto Seguro. Portanto, além de apreciar opções gastronômicas de dar água na boca, você vai encontrar um recanto nota 10 para relaxar.

Só para você ter uma ideia, existem espreguiçadeiras, sofá e redes para antes ou após a refeição, você tirar uma soneca ou apenas descansar de leve.

Já para comer,  há deliciosos pratos com peixes e frutos do mar. Sendo que você pode fazer um almoço completo ou mesmo petiscar enquanto toma uma cervejinha. Caso a vontade seja comer bem, sugerimos o peixe olho de boi com um molho de abacaxi e hortelã, mel, maracujá e limão e chutneys de cravo e manga.

Sushi da Mel

O Sushi da Mel fica ao lado do Restaurante da Sylvinha e a proprietária é filha da dona do estabelecimento que indicamos no tópico anterior. Aqui está um excelente restaurante para quem não resiste à comida japonesa.

Muito elogiado por moradores de Porto Seguro e turistas, o local oferece sushi elaborado com peixes da região como o xaréu e a tainha. Há também uma bem recomendada lula frita e deliciosos pratos com peixes e vegetais.

Resumindo: é comida japonesa com o precioso toque baiano. Não tenha dúvidas. Essa combinação vai te conquistar e fazer você voltar mais vezes ao Sushi Mel, até mesmo para experimentar novas delícias do menu.

Principais atrações para quem gostou da Praia do Espelho

Se você está pensando no melhor roteiro em Porto Seguro para uma semana de férias ou mais,  certamente vai incluir a Praia do Espelho, certo? Mas que tal ir às outras praias igualmente incríveis da cidade mais bonita do litoral da Bahia?

Aí estão mais seis praias de Porto Seguro que você vai adorar conhecer depois de passar o dia na Praia do Espelho.

Praia de Caraíva

caraiva

O belo trajeto de 11 km que separa a Praia do Espelho do bucólico povoado de Caraíva vai deixar qualquer um apaixonado. Já a praia de Caraíva, é perfeita para quem gosta de atrações desérticas É a tipica praia em que você vai andar por algum tempo sem ver ninguém. Ou seja, pura calmaria. Em razão da influência do rio Caraíva, o mar fica turvo em alguns dias, mas não se preocupe, pois é limpinho e em dias de maré cheia, ganha tonalidades claras.

Mais um destino relaxante de Porto Seguro. Esqueça o barulho. Aqui só há lugar para descanso e contemplação. Vai ser fácil convencer a turma a conhecer esse paraíso.

Praia de Itapororoca

A Praia de Itapororoca fica em Trancoso e é mais uma indicação para quem gosta de se isolar. Não existem quiosques por perto. Muito menos restaurantes maiores. E ainda que não seja tão fácil estacionar nas proximidades, é um atrativo e tanto de Porto Seguro.

Com mar calminho e piscinas naturais, Itapororoca é ótima para crianças. O entorno tem amendoeiras e coqueiros que formam sombras. Ah, e olha essa surpresa. De frente para o mar há um balanço para o banhista se divertir sentindo a brisa no rosto. Desse ponto também dá para se obter lindas fotos. Então, não se esqueça da sua máquina fotográfica, ok?

Praia de Itaquena

Situada em área de proteção ambiental, a Praia de Itaquena não é acessada facilmente. Assim, não é uma boa tentar ir de carro, ok ? Só é possível chegar lá à pé ou de quadriciclo.

Aclamada por surfistas e entusiastas de ondas grandes, a praia não é badalada como outras de Trancoso, mas merece ser visitada pois tem muitas surpresas agradáveis. Aí já sabe, né? Depois de ir a Praia do Espelho, dê um pulinho lá. Vai ser fácil ficar admirado com as piscinas naturais de águas que transitam azul e o verde.

Da mesma forma, vai ser uma maravilha estender a canga na areia e sentir o vento fresco que vem do mar. Sem deixar de falar que cada visitante vai amar caminhar pela extensa faixa de areia em diferentes momentos do dia.

Praia de Taipe

praia de taipe

A Praia de Taipe é um dos belos pontos turísticos de Arraial d’Ajuda. Conhecida por ter as mais incríveis falésias do litoral sul do Bahia, é mais um refúgio para quem quer escapar da badalação. Chegar lá não é tão fácil. É preciso seguir por estrada de barro entre Trancoso e Arraial d’Ajuda. Mas nem se estresse. Você será muito bem recompensando depois do percurso.

Além dos paredões que chegam a ter 45 metros de altura, a praia é abraçada por áreas de mata nativa e tem mar de águas azuladas. É uma atração recomendada para quem gosta de fazer trilha, Aliás, ao caminhar você vai chegar bem pertinho das falésias. Destino imperdível para aventureiros.

Pense na roupa de banho, na máscara para snorkel e nos óculos escuros. Mas não deixe de levar um bom tênis para caminhadas, tá bom?

Praia dos Coqueiros

praia dos coqueiros

Atenção amantes da badalação! a Praia dos Coqueiros é a mais animada de Trancoso. Saiu da Praia do Espelho e quer um bom lugar com quiosques e muita gente? Corre para lá. São vários os estabelecimentos de frente para o mar para tomar uma cervejinha e comer bem.

Por outro lado, a Praia dos Coqueiros também agrada quem ama a combinação entre calmaria e natureza exuberante. É muito agradável caminhar pela areia e nadar no mar que, a depender do horário, fica bem raso.

A praia é boa tanto para quem não abre mão de conforto e boa infraestrutura de restaurantes, quanto para quem tem interesse em sossego.

Praia dos Nativos

praia dos nativos

A praia dos Nativos fica em frente ao centrinho de Trancoso. Do mesmo modo que a anterior, também é recomendada para quem gosta de movimento e não dispensa uma atmosfera bucólica. É uma praia que vai agradar o viajante que desejar ir ao Quadrado de Trancoso no fim da tarde.

Em outras palavras. A atração reúne as principais maravilhas naturais de Porto seguro e presenteia cada visitante de modo especial.

O que achou da Praia do Espelho da Bahia e dos atrativos próximos? Depois de conhecer o litoral mais bonito do Brasil, deixe o seu comentário. Estamos curiosos para saber sobre a sua experiência de viagem!

Compartilhe
Posts Relacionados
Recebe as novidades por e-mail

Inscreva seu e-mail e fique por dentro dos acontecimentos

© 2021 Quinta do Sol. Todos os Direitos Reservados