Santa Cruz de Cabrália: Guia completo para conhecer tudo sobre o local

Santa Cruz de Cabrália é uma das regiões mais próximas de Porto Seguro e tem mais de 30 km de extensão. Assim, trata-se também de um dos principais municípios turísticos da Bahia. Aliás, é um dos locais em que os portugueses estiveram, por volta de 1500.

Está localizado na rota do descobrimento, definida para turistas, que desejam conhecer o lugar e sua história. Ainda, tem-se uma das regiões baianas que contém mais praias calmas de todo o Estado. Dentre as mais famosas, é possível citar a Praia de Coroa Vermelha.

A seguir, conheça os principais motivos pelos quais você deve visitar as praias em Santa Cruz de Cabrália. Acredite, você vai se surpreender com a beleza desse lugar.

santa cruz de cabrália bahia

Como ir para Santa Cruz de Cabrália?

A maneira mais fácil de chegar nesse destino é desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Seguro. Ele fica bem próximo de Santa Cruz Cabrália, apenas 23 km de distância e você não precisa se preocupar com transporte.

Isso porque há muitas opções que podem te levar até o município. Além disso, é importante que os turistas saibam como ir de Porto Seguro para esse local, com os ônibus intermunicipais disponíveis.

Não se preocupe com o preço, a passagem é bem barata, em torno de R$ 7,00. No entanto, caso queira outra alternativa, você pode chamar um carro de aluguel. A vantagem é que se tem mais autonomia e liberdade. Dessa forma, dá para transitar por toda a cidade.

santa cruz de cabralia porto seguro

11 coisas que você precisa fazer em Santa Cruz de Cabrália

Agora, você vai conhecer alguns pontos turísticos de Santa Cruz de Cabrália. Eles são ideias de passeio que vão te deixar de queixo caído. Uma dica é fazer um checklist para não perder nenhuma aventura.

Os passeios disponíveis são:

  1. Praia de Santa Cruz de Cabrália;
  2. Conhecer a história local;
  3. Museu Histórico;
  4. Feira de compras na praia de Coroa Vermelha;
  5. Passeio de escuna em Santa Cruz de Cabrália;
  6. Aldeia Indígena Pataxó;
  7. Fazenda Mãe Tereza;
  8. Praia de Mutá;
  9. Praia Arakakaí;
  10. Mutari;
  11. Praia Lençóis.

santa cruz de cabralia distancia porto seguro

1. Praia de Santa Cruz de Cabrália

O local contém uma das praias mais bonitas do estado. Logo, é um dos lugares que você deve visitar na Bahia. A praia de Santa Cruz de Cabrália é muito bem preservada. Ainda, conta com águas cristalinas, que permitem ver facilmente os corais alaranjados.

Esse é o motivo pelo qual o local também é conhecido como Praia de Coroa Vermelha. Portanto, vale muito a pena conhecer cada parte desse espaço de beleza inigualável.

A praia é muito boa para crianças, principalmente pela água ser rasa e calma. Além disso, o local também possui algumas atrações infantis. Normalmente, essa é a primeira opção para famílias grandes.

No local há bóias e coletes salva-vidas disponíveis para uso. Assim, o objetivo é aumentar a segurança dos visitantes. Além disso, existem outros meios de prevenção que você pode optar.

No geral, a praia de Coroa Vermelha pode ser um dos lugares mais seguros de toda Bahia.

onde fica santa cruz de cabrália

2. História do Local

Santa Cruz de Cabrália na Bahia foi um dos primeiros locais de colonização portuguesa. Desse modo, ela traz uma grande carga histórica.

A Praia de Coroa Vermelha é um dos principais exemplos disso. Afinal, lá foi realizada a primeira missa religiosa do Brasil, que aconteceu em 26 de abril de 1500. O responsável pelo evento foi o Frei Henrique de Coimbra.

Arte

Esse acontecimento inspirou vários artistas renascentistas, tal como Victor Meirelles. Dessa forma, ele fez a pintura histórica em 1861 intitulada de “Primeira Missa no Brasil”, que gera repercussão até os dias atuais.

Um único evento levanta inúmeras questões. Logo, a principal delas é o porquê os europeus teriam decidido expandir seus conhecimentos religiosos. Por isso, muitas teorias foram levantadas, mas ninguém conseguiu comprová-las.

Hoje o local de Santa Cruz de Cabrália é também um lugar de reflexão. Bem como, é um ponto turístico para pessoas que estudam religião ou são adeptas ao catolicismo. Por essa razão, o lugar passa por uma completa rota do descobrimento.

 santa cruz de cabralia o que fazer

3. Museu Histórico de Santa Cruz de Cabrália

Para trazer mais esse ponto cultural, a Praia de Coroa Vermelha conta com um museu. Ele mostra mais sobre os anos após a primeira missa ser realizada naquele determinado local.

O museu ainda foca em mostrar como os europeus conseguiram a confiança de alguns grupos indígenas. Afinal, esse é assunto polêmico e que atiça a curiosidade dos brasileiros até hoje.

Alguns acreditam que a primeira missa foi determinante. Desse modo, ela levou alguns índios a tornarem-se mais frágeis em relação aos novos visitantes. Além disso, o museu mostra a cultura indígena e as mudanças com a presença de europeus em suas terras.

Esse é um dos locais mais interessantes para conhecer a história de Santa Cruz de Cabrália. Então, pode ver os principais tesouros de negociações entre índios e europeus.

Muitos acreditam que as únicas “moedas” de troca se tratavam de pau-brasil e ouro. Aliás, isso também é encontrado no museu. Mas, havia mais tesouros brasileiros procurados, tais como o gengibre e a canela.

Outra exposição legal são declarações de indígenas escritas em um mural, além de fotos. Ainda, você pode ver a carta de Pero Vaz de Caminha contando como era o Brasil.

santa cruz de cabralia pontos turísticos

4. Feira de compras na praia de Coroa Vermelha

Em uma área da Praia de Coroa Vermelha, você pode encontrar uma feira. Normalmente, estão à venda produtos artesanais de origem indígena. Sendo assim, é uma das dicas para quem busca o que fazer em Santa Cruz de Cabrália.

Eles vão desde bijuterias até utensílios culinários. Ainda, o lugar conta com várias barracas, inclusive de comida. Assim, as principais opções são baseadas nos pratos típicos baianos. Portanto, caso queira poderá degustar um delicioso acarajé e uma moqueca de peixe.

Você ainda pode optar por uma degustação que combine mais com o que é proposto. Dessa forma, tem-se a inserção da história cultural brasileira. Com isso, conhece e aproveita também pratos típicos indígenas.

Para os visitantes do local a venda de caranguejos também é muito popular. Ou seja, o que não falta são opções. Tem-se desde pratos feitos, marmitas e até mesmo um belo churrasco à beira da praia.

5. Passeio de escuna em Santa Cruz de Cabrália

O passeio de barco de Santa Cruz de Cabrália é uma das principais atividades do lugar.

Então, para quem gosta de um pequeno velejo essa é com certeza a melhor opção. Além disso, você tem uma visão muito mais agradável do mar e de seus corais.

As alternativas vão desde barco a remo até barco a motor. Desse modo, esse é um ótimo passeio para viagens em casais e família. É mais indicado para quem curte aventuras e é uma das dicas em Santa Cruz de Cabrália.

santa cruz de cabralia historia

6. Aldeia Indígena Pataxó

Para finalizar seu tour você pode ir até a aldeia Indígena Pataxó. Neste local você terá contato direto com indígenas. Sendo assim, é possível conversar e até mesmo tirar fotos com eles.

É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre sua cultura. Então, várias vezes alguns indígenas se juntam com turistas para contar as histórias de seu povo. Ainda, você pode visitar as ocas deles.

É sem dúvidas uma das experiências mais ricas dessa lista. Com isso, se for visitar Santa Cruz de Cabrália, não perca esse momento.

7. Fazenda Mãe Tereza

É outra atração muito procurada por turistas. Além de fazenda, o lugar é também, um parque ecológico. Lá são oferecidas inúmeras atividades esportivas. Portanto, é um dos espaços mais legais para conhecer com a família e amigos.

Trilhas

Dentre as várias aventuras, tem-se as trilhas no meio da Mata Atlântica. Ainda, é possível passear a cavalo e tomar banho no rio. Mas, se você gosta mesmo é de adrenalina, fique atento (a).

Na Fazenda Mãe Tereza você tem acesso à algum esportes radicais. Logo, os mais populares são caiaque, pesca artesanal e tirolesa.

fazenda mãe tereza

8. Praia de Mutá

O local ideal para quem quer apreciar ao máximo as belezas da natureza. A praia de Mutá surpreende pela paisagem simplesmente exuberante. É uma grande referência dentro de Santa Cruz de Cabrália em Porto Seguro.

O mar ali costuma ser bem tranquilo, perfeito para relaxar. Além disso, o ambiente é rodeado por coqueiros, tudo para complementar o clima pacato.

9. Praia Arakakaí

Conhecida pelo seu mar bravo. É muito frequentado por turistas que curtem uma boa dose de aventura. Por ter ondas fortes, o lugar é ótimo para praticar surf e windsurf. O mar é bem esverdeado e conta com vários recifes de corais.

Em alguns momentos, a maré fica baixa. Então, é aí que você pode aproveitar as piscinas naturais. Por último, as barracas da Praia de Arakakaí são muito bem estruturadas.

 santa cruz de cabralia dicas

10. Praia de Mutari

É conhecida como “Paraíso natural”. A Praia de Mutari conta com areia branca e águas mornas. Além disso, o local é rodeado de uma vegetação muito bonita. Esse lugar é ainda mais requisitado nos dias mais quentes.

O mais interessante é que você pode entrar com carros na areia. Assim, dá para aproveitar todo o cenário e, na região mais ao sul, é possível encontrar o Rio Mutari.

Ele é muito famoso pelos seus efeitos terapêuticos. Um dos lugares de Santa Cruz de Cabrália que você não pode deixar de visitar.

11. Praia Lençóis

Considerada uma das mais bonitas de toda a cidade, ela possui águas transparentes e um mar bem azul. Por isso, é uma outra opção legal para quem quer descansar e é uma praia mais deserta do que as demais citadas aqui.

Por essa razão, lembre-se de ir preparado (o). Afinal, não será possível encontrar muitas barracas por lá. Agora, não ache que isso é porque a praia fica longe da cidade. Em geral, a distância entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro é de apenas 3 km.

Fora isso, existem outros lugares também interessantes, e a Praia do Rio Verde é um bom exemplo.

Santa Cruz de Cabrália: o local ideal para quem quer relaxar

Quem gosta de relaxar precisa conhecer a Bahia. Esse é um lugar tranquilo e cheio de paisagens lindas. No entanto, ele também é ideal para quem quer se divertir ao máximo, porque esse estado é muito movimentado e cheio de festas.

No primeiro cenário, a praia de Coroa Vermelha é o local perfeito para relaxar. Sendo assim, lá tem uma área reservada para as pessoas que desejam fazer um cochilo. Logo, ela é cheia de:

  • Coqueiros;
  • É à beira do mar;
  • Possui diversas redes de descanso.

Não há nada melhor do que relaxar dormindo nas regiões mais belas de Santa Cruz de Cabrália. Afinal, tem-se um lugar que combina diversos elementos. Assim, é possível conhecer a cultura, história e também se divertir e descansar.

Desse modo, são muitas alternativas para curtir. Então, você pode praticar esportes e dar um bom mergulho em Porto Seguro. Sem falar na riqueza de conhecimento que pode adquirir.

praias em santa cruz de cabralia

Onde se hospedar em Santa Cruz de Cabrália?

Com tudo isso, você já deve ter percebido o quão precioso é esse lugar. Então, se está pensando em visitar, é interessante pensar em um bom hotel. Desse modo, você consegue usufruir de tudo e ter sempre uma boa noite de sono. Isso sem falar nos serviços diurnos.

É por isso que os Hotéis Quinta do Sol são os melhores da região. Sendo assim, se busca onde ficar em Santa Cruz da Cabrália já tem a resposta.

Um pouco mais sobre os Hotéis Quinta do Sol

Esses são lugares com uma infraestrutura impressionante. O hotel foi recentemente reformado para atender melhor seus parceiros, dessa forma, as opções de serviços foram expandidas.

É por isso que os Hotéis Quinta do Sol são os preferidos dos visitantes. Portanto, sem dúvidas são as alternativas perfeitas para você aproveitar as férias em Santa Cruz de Cabrália, reserve hoje a sua estadia

Infraestrutura

O hotel é pet friendly e oferece piscina ao ar livre. Ainda, tem uma área de lazer enorme para os hospedados curtirem bastante. Também, os quartos contam com diversos elementos, veja só.

  • Ar-condicionado;
  • Telefone;
  • TV led com canais a cabo;
  • Banheiro privativo;
  • Varandas com vista para o mar (algumas unidades).

O café da manhã é conhecido pela variedade de comidas. No buffet há um leque enorme de frutas, sucos, omeletes e tapiocas feitas na hora. Assim, você pode escolher o que quiser.

Veja um panorama completo dos benefícios de ambos os hotéis.

  • Ideal para famílias e casais em geral. Isso apesar de não trabalhar com grupos nem excursões;
  • É um espaço Pet Friendly. Então, seu companheiro (a)de até 10 Kg será muito bem recebido;
  • Fica bem próximo das melhores barracas de Porto Seguro.

 

E então, vale a pena visitar esse lugar?

Com tudo que foi apresentado, a resposta é sim e com certeza. Não perca mais nenhum minuto e planeje sua viagem para Santa Cruz de Cabrália. Acredite, você não vai se arrepender.

Organize com antecedência e faça uma reserva de hotel em Santa Cruz de Cabrália. Depois, basta aproveitar todos os passeios e atividades de local.

Compartilhe
Posts Relacionados
Recebe as novidades por e-mail

Inscreva seu e-mail e fique por dentro dos acontecimentos

© 2021 Quinta do Sol. Todos os Direitos Reservados