Faça sua reserva

2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

Fernando Diniz

16 de November de 2018

Você está em viajar, mas gostaria de ter uma experiência totalmente diferenciada? Portanto, os 800 hectares de mata nativa e as ocas distribuídas por toda a Reserva da Jaqueira vão lhe impressionar! Todo o povoado ainda é construído de modo semelhante ao original e dos tempos coloniais.

E você não precisa se preocupar com nada! Afinal, essa aldeia de índios em Porto Seguro é totalmente engajada no objetivo de desenvolvimento sustentável. Sendo assim, os turistas são muito bem-vindos e tem a chance de admirar comemorações, festejos e índios vestidos a caráter.

Além disso, você pode até se arriscar na prática de arco e flecha, comprar peças de artesanato feitos na tribo e participar de trilhas ecológicas. E não para por ai! A integração com os índios pataxós em Porto Seguro engloba ainda participação de rituais, pintura corporal e saborear a gastronomia típica.

Gostou de ideia? Então, esse texto foi feito totalmente para você. Confira todas as informações para desbravar a Reserva da Jaqueira, experimentar o peixe assado na folha da patioba e até passar a noite na aldeia. É um programa bastante interessante, não é? E tudo isso está a uma distância bem razoável da cidade!

Como acontece o passeio na Reserva da Jaqueira em Porto Seguro na Bahia?

A sua experiência na Reserva da Jaqueira inicia ainda no estacionamento, porque todos são recebidos por índios pataxós que levam a pessoa ou o grupo até a aldeia. A caminhada é bem curtinha, mas já dá para se familiar com o clima do lugar.

Entretanto, você não deve aguardar por índios andando de um lado para outro sem roupa ou que jamais tiveram contato com a tecnologia. Nada disso! Isso acontece porque o intuito da Reserva Pataxó da Jaqueira é exaltar a cultura pataxó e mostrar essa diversidade aos turistas. Assim, todo mundo sai ganhando nessa troca, né?

A partir daí, é possível conhecer uma verdadeira oca indígena. Nesta aldeia de índios em Porto Seguro há dois tipos de habitações: choças e Kijemas. O guia, que também faz parte da tribo, detalha todas as tradições e rituais do povo. Por isso, o ideal é prestar atenção nas informações que são transmitidas do primeiro ao último minuto.

Atividades com os índios pataxós em Porto Seguro

O próximo passo é conhecer o pajé, ou seja, o chefe espiritual e curandeiro da tribo. Provavelmente, você já ouviu esse termo no tempo de escola, não é? Então, essa é uma chance de descobrir tudo o que um pajé faz na pratica. Além disso, você ainda conhece as plantas e ervas usadas na produção de medicamentos.

reserva da jaqueira

Posteriormente, o turista é chamado para dar efetuar um trajeto dentro da mata fechada. Não precisa se preocupar com nada, pois você estará devidamente orientado e poderá observar várias coisas bem de pertinho. Por exemplo, dá para conferir os tipos de armadilhas e ferramentas adotadas no momento da caça.

E não acaba aí! É possível ainda receber uma pintura tradicional no seu rosto, degustar o feixe feito na folha de patioba e até se refrescar com um banho de rio. E por que não comprar e levar uma lembrancinha produzida na reserva pataxó da Jaqueira?

Vale salientar que a Reserva da Jaqueira foi criada em 1998 por três irmãs índias. Desde então, o local tem realizado um relevante trabalho tanto educacional quanto cultural.

Tudo isso visando que os visitantes possam compreender e valorizar os valores indígenas e o desenvolvimento sustentável. Esses conceitos são transmitidos em palestras e apresentações culturais. Depois de tudo o que você vivenciou até aqui, sempre dá para prolongar a experiência, né? Basta pernoitar na aldeia pataxó!

Jogos Pataxó em Porto Seguro

Caso você tenha realmente sorte ao agendar a sua viagem, terá a oportunidade de curtir os Jogos Pataxó. Como assim? São provas disputadas por índios pataxós vindos de várias aldeias e também da Reserva da Jaqueira. No entanto, a data não possui um período fixo do ano para ser realizada.

reserva da jaqueira

No entanto, fica a dica! Vale a pena dar uma conferir antes de sua viagem para se certificar que você não desperdiçará uma experiência desta. Além disso, essa é uma fantástica confraternização indígena e riqueza cultural!

Bateu aquela curiosidade sobre os Jogos Pataxó? Vamos esclarecer mais alguns pontos! Porque você poderá observar gratuitamente as seguintes competições:

reserva da jaqueira

  •         Cabo de guerra,
  •         Arco e flecha,
  •         Zarabatana,
  •         Corrida de tora,
  •         Luta,
  •         Arremesso de tacape,
  •         Entre outras.

Como chegar a Reserva da Jaqueira?

A verdade é que a Reserva da Jaqueira pode ser encontrada no acesso pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália. Situada a 2 quilômetros da Costa, o local serve de moradia para 32 famílias que apresentam os seus hábitos e rituais aos turistas.

reserva da jaqueira

Basicamente, você poderá saber mais sobre a história da tribo, aprender algumas palavras no idioma patxobá, trilhas e muito mais! Ou seja, essa é uma opção de passeio muito bacana para crianças, jovens, adultos e idosos. Quer dar uma espiadinha?

Outro ponto interessante é que esse programa pode ser realizado em qualquer época do ano. Algo diferente das atividades efetuadas nas praias de Porto Seguro, que podem sofrer com a variação de temperatura.

Quer outra notícia para agendar a sua visita a Reserva da Jaqueira o quanto antes? Se, por ventura, você efetuar a reserva diretamente com o Quinta do Sol terá desconto nos valores. Isso mesmo! Você assegura uma hospedagem de alto nível bem pertinho do aeroporto de Porto Seguro e ainda consegue uma redução nos preços de passeios.

Portanto, você obterá um excelente custo benefício tanto para o hotel quanto no seu roteiro de viagens. Na visita a Reserva da Jaqueira ou qualquer passeio na região de Porto Seguro, você assegura 10% de desconto e muitos outros benefícios. Tais como: parcelamento em até 12 vezes sem juros e o cancelamento gratuito.

reserva da jaqueira

Definitivamente, você não tem motivo para não agendar a sua ida a Reserva da Jaqueira agora mesmo, né? Você não vai se arrepender!

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora