2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

 

O Quadrado de Trancoso é um dos points mais badalados da região, ganhando até das belíssimas praias do litoral baiano.

Trata-se de um quadrado literalmente no centro da Vila. Conta com uma simpática igrejinha, um campinho de futebol e casinhas bem coloridas.

Esses locais servem como barzinhos, lojinhas e restaurantes quando a noite cai.

Dependendo da hora que você chega ao Quadrado de Trancoso na Bahia, é possível que se espante. Tudo em função da mudança que acontece do dia para noite na atmosfera local.

Afinal, o espaço é extremamente calmo com a luz do dia e se transforma com o pôr do sol.

Tudo ao redor se agita com a abertura do comércio local. Há andança de moradores e visitantes, a folia da garotada e da música que embala as noites na região.

Portanto, o Quadrado de Trancoso é um ambiente que precisa ser prestigiado nestes dois momentos. Sob a luz do sol e da lua.

Como chegar no Quadrado de Trancoso?

A verdade é que você não deve ter dificuldade para chegar ao Quadrado de Trancoso. Isso porque se trata da área central do Distrito de Trancoso.

Não tem mistério, não!

Você só deve prestar atenção em alguns detalhes.

Pelas fotos do Quadrado de Trancoso, você pode notar que o local conta com uma formação ligeiramente retangular. Mas, antigamente era uma pracinha.

E como também há uma pracinha circular por ali, o pessoal passou a denominar de “Quadrado” para não ter confusão.

Nos dias de hoje, o Quadrado chega a ser mais conhecido que destinos tradicionais da Costa do Descobrimento.

Por isso, você sempre pode parar e pedir uma informação para algum morador, né?

A partir daí, não tem como errar, não.

O Quadrado é reconhecido em quase todo o território nacional e palco comum para casamentos em Trancoso. Sendo assim, o lugar ganhou status e não é mais uma mera pracinha há alguns anos.

É o verdadeiro local de movimentação na região, sobretudo, no período noturno. Mas, a visita diurna também vale a pena!

Quadrado de Trancoso e a história

Ao todo, são cerca de 300 metros de comprimento por 60 metros de largura. Esse ponto turístico de Trancoso tem uma história bem antiga.

A fundação data de 1586 ainda pelas mãos dos padres jesuítas. Eles desejavam erguer um povoado para viver em paz com os índios. Assim, surgiu a Praça São João.

Pouco a pouco, as casas coloridas foram sendo construídas ao longo dos séculos.

Atualmente, esse contraste de cores é um dos charmes do local que mistura estilo rústico com preços bem contemporâneos.

O Quadrado de Trancoso se situa em uma plateau em cima de uma falésia.

Muito próximo dali, você poderá se surpreender com a visão espetacular do Mirante do Quadrado. O local fica atrás da igreja branquinha de São João Batista.

Ali, é possível contemplar toda a beleza da região com seus coqueiros com sombras refrescantes, o rio Trancoso. Além disso, você contempla o belíssimo mar e até a vizinha Praia dos Nativos.

O que fazer em Trancoso a noite?

Há quem diga que a programação “oficial” na região é pegar a praia durante o dia. E curtir a agitação em torno do Quadrado de Trancoso a partir do entardecer.

E você deve acreditar nisso!

Mas você ainda pode explorar outras opções. Vamos descobrir quais são?

Quando a luz natural se despede, a iluminação dos barzinhos e restaurantes do Quadrado de Trancoso se acende. Isso marcar o início dos trabalhos.

Um clima bem bacana se instala no local. Você pode se distrair nas barraquinhas rústicas, no artesanato, curtir apresentações de músicos locais e matar a fome.

Isso porque boa parte dos estabelecimentos não funciona no horário comercial.

E o Quadrado de Trancoso sofre uma verdadeira metamorfose à noite. Ganhando ares muito mais modernos e animados com a colocação de mesas, cadeiras e itens decorativos nas ruas.

Essa mudança tende a surpreender muitos visitantes que pisaram no Quadrado de Trancoso no decorrer do dia. Afinal, se depararam com uma estrutura parada no tempo.

Definitivamente, a noite proporciona essa virada drástica no ambiente, só que também serve muito bem para distrair e entreter famílias.

Restaurantes do Quadrado de Trancoso

Um dos diferencias do Quadrado de Trancoso é a variedade nos temperos, receitas e sabores.

Portanto, você consegue encontrar barzinhos, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que vão desde perfis mais rústicos até negócios extremamente sofisticados.

Assim, é possível agradar a todos os visitantes!

Trancoso, Quadrado e as lojas

Embora pareça um local rústico, o Quadrado de Trancoso recebe diversas marcas famosas (Martha Medeiros, Osklen, Carmin, etc). Há também inúmeras barracas cheias de peças de artesanato e cerâmica tanto de empresas conhecidas quanto feitas pelos moradores.

Quais praias ideais para conhecer após visitar o Quadrado de Trancoso?

 

Mais do que um atrativo aos visitantes, o Quadrado de Trancoso é cercado por belezas naturais por todos os lados.

São poucos quilômetros separando-o de algumas das mais belíssimas praias de Trancoso e outros pontos turísticos. Todos os locais podem ser alcançados em caminhadas leves e bem curtinhas.

Em 15 minutinhos, você chega até a Praia dos Coqueiros. A Praia possui areia macia e coqueiros com ótimas sombras para se recuperar após esse pequeno esforço.

Você vai se deslumbrar com as piscinas naturais, os corais, as falésias e a água calminha e quase sempre morninha. Um local para toda a família aproveitar muito!

A caminhada de alguns minutos também é suficiente para chegar na Praia dos Nativos. Outro ambiente extremamente bonito com águas tranqüilas, belezas naturais e com diversos estabelecimentos a sua disposição ao longo da orla.

Quer uma dica final?

Fique dois dias no Quadrado de Trancoso para explorar todas as suas opções.

Em um dia, vá para a direita caminhando e desbrave a Praia do Rio Verde, Itapequena e a Praia do Espelho. No outro dia, pegue a direção contrária até Arraial d’Ajuda, Rio da Barra e do Taipe. Vale a pena!

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora