Quando ir para Porto Seguro: descubra o melhor período da viagem

Viajar é sempre bom e geralmente pensamos que os destinos turísticos são mais interessantes em determinados meses do ano, né? E então, quando ir para Porto Seguro? Será que Porto Seguro em julho ou dezembro é bacana? Aí estão algumas dúvidas comuns entre a turma que planeja viajar para a cidade mais bonita do litoral baiano.

É justo questionar qual a melhor época para viajar, afinal, não é nada agradável se preparar para ir à praia e se deparar com uma chuva inesperada. Da mesma forma, é útil saber quando ir a Porto Seguro gastando pouco e quando rolam as festas mais agitadas.

Praia Mutá Porto Seguro no verão

Não tenha dúvidas de que Porto Seguro é um encanto durante os 12 meses do ano, de modo que é praticamente impossível voltar para casa com aquele gosto amargo de decepção.

Contudo, pensando em você que deseja voltar para casa com as melhores recordações possíveis, nesse post indicaremos qual o período mais festivo do ano, quando chove em Porto Seguro com mais frequência, qual melhor época para economizar no passeio e muito mais.

Caraíva verão em Porto Seguro

Você ainda vai saber quais os principais pontos turísticos para visitar na alta e na baixa temporada.  E a partir das informações colhidas, vai organizar a sua viagem com segurança, pois, terá 100% de certeza sobre quando ir para Porto Seguro e aproveitar ao máximo.

Por que viajar para Porto Seguro?

Porto Seguro está no top 5 melhores destinos turísticos do Brasil, sem qualquer exagero. Com um povo alegre e hospitaleiro, a cidade é cercada por belas paisagens naturais ao longo da região central e dos badalados distritos de Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso.

É impossível não se apaixonar pela atmosfera relaxante ou pelo clima de baladinha das diferentes praias de Porto Seguro, nem se encantar com o passeio pelas tribos indígenas e recantos históricos.

Praia de Taperapuan manhã de verão

Porto Seguro ainda conta com excelentes bares, restaurantes e quiosques de praia. Nos estabelecimentos, os visitantes podem saborear as delícias da gastronomia baiana e também exemplares da culinária sul-americana, italiana, mexicana, japonesa, etc. Há opções para todos os gostos, pode confiar!

Casas Históricas em Porto Seguro

Resumindo. A todos que querem saber quando ir para Porto Seguro, fiquem certos de que, por todos os atributos positivos, viajar para Porto Seguro é uma excelente ideia.

Porto Seguro é efervescente o ano inteiro. Durante os meses mais bombados do ano ou mesmo no período da baixa temporada, os visitantes podem se divertir em variadas atividades e nos versáteis pontos turísticos.

Em seguida, saiba a partir de quando é alta temporada em Porto Seguro e o que fazer na cidade nos meses mais movimentados do ano.

Quais os meses da alta temporada em Porto Seguro?

A alta temporada acontece de dezembro a março. Eis a época do verão no Brasil, logo, ao escolher viajar nesse período, você vai encontrar as praias cheias e ótimas festas ao longo das barracas de praias e casas de evento.

Diversão na Praia do Mucugê

São tempos especiais para quem ama animação. É hora de incluir na mala roupas leves, chapéu, óculos escuros e roupas de banho. É fato, os mergulhos nas águas transparentes são um dos pontos altos do passeio.

Qual o clima em Porto Seguro na alta temporada?

É evidente que você pesquisa o clima Porto Seguro na hora que pensa quando ir, certo? Pois bem, ao longo da alta temporada, a temperatura média em Porto Seguro é de 25ºC e passa dos 35ºC nos momentos de pico. Por isso, não se esqueça de levar o protetor solar e beber muita água nas suas andanças, ok?

No verão em Porto Seguro as praias enchem

Outra coisa, ainda que na alta temporada de Porto Seguro, a atmosfera jovial e festiva seja intensa, a cidade não perde seu clima tranquilo e acolhedor.

Então, se a viagem estiver marcada entre dezembro e março, você vai ter a oportunidade de relaxar em praias semi-desérticas, de caminhar em meio às suntuosas falésias e mais uma série de atividades nota 1000.

Já sabe, né? Mesmo se você for do time da calmaria, na hora de planejar quando ir para Porto Seguro, vale optar pela alta temporada sem medo.

Dicas de lugares para visitar na alta temporada

No sol intenso da alta temporada, a boa é acordar cedo, tomar o café da manhã no hotel e ir às praias e irresistíveis destinos naturais.

Vai chegar em Porto Seguro em janeiro? É hora de tomar banho nas águas mornas e claras, caminhar na areia sentindo a brisa no rosto e petiscar a vontade nos confortáveis restaurantes de frente para o mar.

Praia do Espelho no verão em Trancoso

Siga para maravilhas como a Praia de Taperapuan, Praia de Curuípe e a Praia do Mundaí que ficam perto do centro de Porto Seguro. Elas oferecem ótima estrutura de quiosques e mesmo mais cheias no verão, conservam o clima tranquilo e aprazível que tanto agrada visitantes que buscam o descanso enquanto pegam sol na areia.

É igualmente recomendado, na alta temporada, programar um passeio para a Reserva da Jaqueira para conhecer uma autêntica aldeia indígena e entender a valiosa cultura das tribos.

Passeio na Reserva da Jaqueira

Ah, e como os incríveis distritos são perto da região central do município, na hora de pensar sobre quando ir para Porto Seguro e o que fazer, inclua na agenda, o passeio para Trancoso. Lá, aproveite o dia inteiro a Praia do Espelho e no fim da tarde, contemple o pôr do sol no Quadrado de Trancoso.

Em Arraial d’Ajuda, vale a pena aproveitar a Praia do Mucugê e a Praia de Pitinga, que conta com imponentes falésias.

Na tardezinha, é uma boa caminhar pela charmosíssima Rua do Mucugê e curtir as noitadas de verão no Morocha Club, a melhor balada de Arraia d’Ajuda.

Rua do Mucugê mais charmosa do Brasil

Tem mais heim! No verão de Porto Seguro, não dá para deixar de conhecer Caraíva, a graciosa vila com ruas de areia e casas multicoloridas. O local tem praias desertas e uma vibe relaxante espetacular.

Vilarejo Caraiva em Porto Seguro

Caraíva é bucólica e mantém visitantes imersos em deliciosa calmaria, mesmo bastante famosa e cada vezes mais visitada por turistas do Brasil e do mundo.

Gostou das dicas? O tópico abaixo é indicado para a galera baladeira. Sigam!

Principais festas em Porto Seguro na alta temporada

O carnaval em Porto Seguro está entre os melhores do Brasil. Sem dúvidas, é a festa mais bombada da alta temporada, afinal, há blocos e festas particulares em diferentes pontos da cidade.

Carnaval em Porto seguro alta temporada

Porto Seguro em fevereiro e ao longo de março enche de jovens que gostam de axé, pagode, sertanejo universitário e também música eletrônica, pop  e até rock. Há atrações para todas as preferências. E após a quarta-feira de cinzas, o Carnaporto “encerra”a alta temporada no melhor estilo.

Carnaporto em Porto Seguro carnaval prolongado

Se por ventura a viagem estiver programada para antes do carnaval, não se preocupe. No Reveillon em Porto Seguro há vários eventos bacanas, com apresentações ao vivo, queima de fogos e open-bar. Ou seja, dezembro em Porto Seguro também é puro alto astral.

E aí, já sabe quando ir para Porto Seguro na alta temporada? Viu que a programação é boa de dezembro a março, né?

Agora, saiba o que fazer em tempos mais calmos, mas que não deixam de ser especiais.

Quais os meses da baixa temporada em Porto Seguro?

O período da baixa temporada acontece nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro e novembro. A fase entre os meses de julho pode não estar exatamente na alta temporada, mas há um burburinho maior na cidade em razão das férias escolares e dos festejos juninos.

Passeio no Centro Histórico de Porto Seguro

Nessa época, é mais fácil planejar passeios, assim como, os bares e restaurantes das praias, da região central e dos distritos estão mais vazios. Por tais razões, quando é baixa temporada em Porto Seguro, os dias de calmaria estão garantidos.

Praia Cruzeiro baixa temporada

De todo modo, sossego não tem nada a ver com marasmo, tá? Porto Seguro continua alto astral e alegre, mesmo sem carnaval.

Qual o clima de Porto Seguro na baixa temporada?

Normalmente, a época mais chuvosa em Porto Seguro rola em  abril e novembro. Porém, é válido esclarecer que as condições climáticas da cidade variam bastante de um ano para outro.

Trevo do Cabral em Porto Seguro

É normal chover pouco ao longo desses meses e o sol abrir, mesmo com menos intensidade que no verão. Do mesmo modo, os dias nublados sem chuva são comuns e não atrapalham em nada grande parte dos passeios.

Construções antigas no Centro Historico de Porto Seguro

Mas olha que coisa boa: não faz frio em Porto Seguro. A temperatura média na cidade no outono é de 25ºC, enquanto no inverno é de 21 ºC. Por isso, ao viajar nessas épocas do ano, continue colocando na mala as roupas de banho e peças leves para sair durante o dia.

Memorial Epopeia em Porto Seguro

Só inclua na bagagem, camisas de manga longa e calças para saídas noturnas, pois pode esfria um pouquinho em razão do vento. Mas nada demais, tá?

Dicas de lugares para visitar na baixa temporada

Como pontuamos em tópico anterior, Porto Seguro é uma cidade alegre, mesmo em períodos menos badalados. Assim, dá para se divertir na baixa temporada! Com toda certeza. E o que fazer em tempos com menos festas e, provavelmente, mais dias nublados e chuvas?

É indicado aproveitar que os restaurantes estão menos cheios e saborear as delícias da gastronomia baiana. A Passarela do Álcool é o shopping dos boêmios de Porto Seguro e lá estão ótimos restaurantes, barraquinhas de tapioca, acarajé e drinks.

Compras na Passarela do Álcool

Mais uma atividade que combina com baixa temporada: compras!

Aproveite o menor burburinho para fazer compras na Passarela. Na atração existem diversas lojinhas que vendem produtos de artesanato, camisas, peças de decoração e souvenires em geral.

É uma boa também ir à rua Broadway (Bróduei) em Arraial d’Ajuda, pois lá há várias lojas de lembrancinhas bem interessantes.  Lembre-se dos parentes e amigos, tá?

Arraial d'Ajuda passeio noturno

Visitar os pontos turísticos históricos também é uma boa ideia quando a cidade está mais vazia. Sendo assim, passeie pelo Centro Histórico de Porto Seguro e aprenda parte da história do Brasil, apreciando a arquitetura colonial em meio às paisagens naturais.

Charmoso centro histórico de Porto Seguro

Confira as condições climáticas e tábua de maré e, se for viável, agende passeios de barco e o mergulho em Recife de Fora. Sem dúvida, duas das melhores atividades para observar as vegetações verdinhas, as montanhas e as águas claras de Porto Seguro.

Pense bem, há menos filas e menor buscas por ingressos na baixa temporada. Mesmo em dias nublados, é muito satisfatório passear com mais sossego, concorda?

Tem balada na baixa temporada, sim!

É isso aí! No mês de outubro em Porto Seguro rola a Semana do Saco Cheio. Trata-se de um período do recesso escolar entre o feriado do dia dia 12 de Outubro até o dia 15, data do Dia dos Professores.

Ao longo desses dias, muita gente vai para Trancoso, para as praias e curte a movimentada programação da Arena Axé Moi. Vale ficar de olho na agenda de eventos do antepenúltimo mês do ano, heim!

Quando gastar menos na viagem?

Viu como há amplas possibilidades de diversão? Então, na hora em que você questionar quando ir para Porto Seguro, pense nisso, tá? Mas vamos agora a uma questão importante: quando ir a Porto Seguro gastando pouco?

Mergulho em Porto Seguro

No quesito economia de viagem, as melhores datas para Porto Seguro são na baixa temporada. É mais fácil conseguir passeios baratos, pois, a procura é menor que na alta temporada. Alem disso, os preço das passagens aéreas e rodoviárias costumam ser mais camaradas nos meses “não turísticos” de Porto Seguro.

Balsa Porto Seguro Arraial d'Ajuda

Por tais motivos, não há dúvidas de que é muito mais fácil economizar em Porto Seguro na baixa temporada.

Quando ir para Porto Seguro?

É certo! A alegria está garantida na baixa e alta temporada em Porto Seguro. Por outro lado, quando perguntam quando ir para Porto Seguro, é justo pensar no que cada visitante quer.

Viajantes que não abrem mão de curtir o carnaval, o ideal é programar a viagem para fevereiro ou março. Quem gosta do sol quente, do fervo e ama ver MUITA gente bonita nas praias e nas arenas de praia, é muito mais interessante viajar para Porto Seguro a partir de dezembro, quando a alta temporada turística tem início. Aliás, o Natal em Porto Seguro é bem prestigiado.

Por outro lado, pense nas melhores datas para Porto Seguro na baixa temporada, caso você queira gastar menos na viagem e aproveitar os pontos turísticos mais vazios, menos filas nas balsas, etc.

Porto Seguro calmaria nas praias

Só que Porto Seguro é um encanto durante todos os meses do ano. Mesmo que existam alta e baixa temporada, as regras não são rígidas, afinal, Bahia é sinônimo de festa.

Restaurantes na Praia de Taperapuan

Dá para encontrar baladinha na baixa temporada? Claro que sim. É possível relaxar mesmo no período do carnaval? Com certeza.

Só guarde uma certeza: Porto Seguro vai conquistar o seu coração.

Hospede-se no melhor hotel de Porto Seguro

Gostou das recomendações do post? Provavelmente você já tem em mente quando ir para Porto Seguro nas suas próximas férias. Então, vale se hospedar no Quinta do Sol Praia Hotel e usufruir de acomodações confortáveis com suítes de frente para o mar, piscina e um café da manhã sensacional.

Café da manhã do Quinta do Sol Praia Hotel

Localizado à praia e sem construções a frente, o hotel está imerso à atmosfera natural de Porto Seguro. É um estabelecimento perfeito para relaxar entre um passeio e outro e se divertir na área de lazer.

Quartos com varandas de frente para o mar

Além disso, o hotel conta com bar que oferece deliciosos drinks e durante dois dias da semana há apresentações musicais ao vivo. Ambiente perfeito para o descanso e confraternização com pessoas queridas em viagens na alta e na baixa temporada.

Quinta do Sol Praia Hotel a noite

Para conseguir condições incríveis e os melhores preços na reserva, entre em com a nossa central de reservas!

Porto Seguro já está te esperando. Faça as malas e seja feliz!

Compartilhe
Posts Relacionados
Recebe as novidades por e-mail

Inscreva seu e-mail e fique por dentro dos acontecimentos

© 2021 Quinta do Sol. Todos os Direitos Reservados