Faça sua reserva

2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

Fernando Diniz

30 de October de 2018

A Praia de Itaquena é um refugio sensacional para quem busca as belíssimas praias de Trancoso nestas férias. Bastante longa e com deslumbrantes piscinas naturais na maré baixa, essa região se destaca pela conservação natural.

Como assim? Essa é uma área de Preservação Ambiental. Portanto, você deverá ter uma boa condição física para aguentar a caminhadinha básica. Isso porque você não pode entrar na beira-mar com qualquer tipo de veículo automotor. Há uma cancela impedindo a passagem.

Entretanto, não se abale por essa limitação na sua locomoção! O esforço vale a pena para conhecer uma das praias mais bonitas de Trancoso. Quer saber sobre esse pequeno recanto no litoral baiano? Comece assistindo a esse vídeo!

Vem com a gente e confira as informações para organizar a viagem, as principais atrações e outros detalhes sobre o local! Além disso, você vai descobrir porque a praia de Itaquena é um paraíso para os adeptos do surfe. Vamos lá?

Como chegar à Praia de Itaquena?

A Praia de Itaquena se situa entre a Praia da Barra do Rio Frades e a Praia de Patimirim. Como se trata de uma região protegida por lei ambiental, essa praia possui algumas normas especificas que limitam a visitação.

Como citado anteriormente, você não tem como chegar até a beira-mar com carros, motos e sequer quadriciclos. Todos os veículos precisam ser deixados na estrada, respeitando o limite imposto pelas autoridades locais.

Praia de Itaquena

Pela beira-mar, você tem como alcançar a Praia de Itaquena a pé partindo da Praia de Patimirim. Ao todo, essa distância pode chegar até dez quilômetros de caminhada saindo ainda da Praia dos Coqueiros.

De acordo com indicações em redes sociais e plataformas de turismo, é iniciar o seu trajeto no Centro de Trancoso. Todavia, você não deve efetuar esse caminho em qualquer dia, não! É indispensável acompanhar o ciclo das marés para aproveitar e se deslumbrar com as belezas durante a maré baixa.

Ficou impressionado com tamanho esforço para alcançar a praia? Calma! A verdade é que você precisa ter bastante disposição e condição física adequada para efetuar essa caminhada na areia. Afinal, trata-se de 10 quilômetros!

Esse é um número considerável realmente. Então, quem não está habituado a caminhar tanto não deve colocar a Praia de Itaquena no roteiro de viagem? Pode sim! Mas, deve estar ciente desta possibilidade até para reservar um tempo apropriado para visitar e curtir esse recanto natural.

Além disso, você deve se programar corretamente e agendar algumas paradas ao longo do caminho. Pois, você estará em um cenário de tirar o fôlego e nada melhor do que reservar tempo para algumas paradinhas, né? Rodeado pela beleza natural, você terá tempo para apreciar o ambiente e aliviar o cansaço.

As maravilhas da Praia de Itaquena em Trancoso

Conforme citado anteriormente, a Praia de Itaquena fica localizada em um espaço com acesso restrito. Sendo assim, a área não está tão no radar dos turistas quanto as outras praias de Porto Seguro.

Adorada pelos surfistas, a praia acaba chamando a atenção de pessoas que genuinamente querem intensificar o contato com a natureza. Seja aproveitando as ondas, seja nas aventuras em caminhadas à beira-mar. A Praia de Itaquena não possui a mesma infraestrutura, mas compensa no espetáculo natural.

Praia de Itaquena

Praia de Itaquena

Esta é uma das praias com as faixas de areia complicadas para explorar em dias de maré cheia. Com areia bem branquinha, você vai se maravilhar com o surgimento de inúmeras piscinas na maré baixa.

O espetáculo é ainda mais impressionante devido aos corais e a preservação ambiental de Itaquena. Outra dica é se deslocar até a Praia Ponta de Itaquena, onde ocorre a concentração de corais e das piscinas. Dá para dizer que ali está o paraíso perdido no tempo!

Portanto, o ideal é tirar o proveito do isolamento do lugar e recuperar as suas energias em meio ao silêncio e sossego. E, obviamente, você precisa respeitar todas as regras da Praia de Itaquena a fim de conservar todo esse esplendor!

Praia de Itaquena na Bahia: Paraíso dos surfistas!

Quem gosta de surfe, sabe que as praias de Porto Seguro não possuem muitas ondas. Entretanto, os pontos para pegar ondas são realmente bons! Em função disto, muitos apaixonados pelo esporte se deslocam até a Praia de Itaquena em Trancoso!

Porque esse point reserva as ondas de até cinco pés e consideradas as melhores para a modalidade na região. A paixão pelo surfe é bastante nova neste pedacinho da Bahia, já que os primeiros interessados começaram a aparecer há aproximadamente duas décadas.

Entretanto, a praia é um verdadeiro paraíso tanto aos surfistas experientes quanto aqueles que estão pegando as primeiras ondas. Pois, as ondas quebram praticamente o ano inteiro. A dica é tentar evitar os meses de janeiro e fevereiro, enquanto julho e agosto ocorrem os torneios locais.

Embora a Praia de Itaquena fique tomada neste período, há atrações incríveis. A Festa do Surf promove a entrega da premiação aos melhores surfistas e ainda existe tempo para acompanhamentos na lua cheia. Eventos mesclam o esporte com muita música, fogueira e violão.

Uma programação incrível para quem cai na água ou apenas gosta deste clima sossegado e de integração com a natureza. Não dá pra recusar, né?

Onde se hospedar na Praia de Itaquena na Bahia?

Provavelmente, você deve estar ciente que não encontrará opções de hospedagens na Praia de Itaquena. Pois, não existem pousadas, hotéis ou pensões no local. Então, o que fazer?

Você pode se programar e conhecer todas as belezas do litoral quanto a agitação de Porto Seguro.

O Hotel Quinta do Sol é muito próximo do aeroporto e uma excelente opção tanto para logística quanto para otimizar o seu tempo. Afinal, você está na Bahia e não pode desperdiçar nenhum minuto, né?

Então, arrume as malas e desbrave de um refugio natural escondido no litoral da Bahia chamado Praia de Itaquena. Conseguimos tirar todas as suas dúvidas? Então, aproveite para indicar esse conteúdo para seus amigos e familiares nas redes sociais! Com certeza, eles vão adorar a sugestão!

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora