Praia Coroa Vermelha, visite esse paraíso e encante sua família

A praia Coroa Vermelha é um dos destinos turísticos mais bonitos de Porto Seguro. Afinal, tem restaurantes com pratos muito saborosos. Bem como, museus, feiras e lugares históricos.

É um local obrigatório para levar a família e aproveitar bastante enquanto estiver na Bahia. Por isso, confira esse guia com várias dicas incríveis. Assim, você vai saber o que fazer e onde se hospedar quando for lá.

Uma das principais atrações turísticas da Bahia

Há diversos passeios em Porto Seguro para fazer e curtir em família. Mas, o que mais chama a atenção na região, são as praias. Sem dúvida, é o destino favorito dos turistas, principalmente pelas águas límpidas.

As paisagens são lindas e há locais que são uma verdadeira homenagem à beleza do Brasil. Com certeza, um deles é a praia Coroa Vermelha na Bahia.

No local é possível admirar os corais que ali se encontram. Esse nome é por causa dos grandes recifes de corais no fundo do mar, que tem uma cor bem alaranjada. Além disso, há uma infinidade de peixes que podem ser vistos de longe.

Vislumbrar tanta riqueza natural é uma experiência inesquecível. De fato, o distrito onde fica a praia é chamado de Santa Cruz Cabrália. Inclusive, é considerado um patrimônio histórico.

cruz de coroa vermelha

Como chegar na praia Coroa Vermelha

A melhor maneira de viajar até ali é desembarcando no Aeroporto de Porto Seguro. Afinal, é mais rápido, confortável e dali serão poucos quilômetros até o destino final. As opções para percorrer o trajeto que resta são:

  • Alugar um carro;
  • Ir de ônibus;
  • Ou chamar um táxi.

De Porto Seguro a Coroa Vermelha, dá uma média de 20 minutos de carro. Mas, vai até parecer menos, pois, as paisagens pelo caminho são muito bonitas.

Outra alternativa, pouco comum, é ir de buggy pela orla da praia. Com certeza, seria uma experiência inesquecível em família.

Ir de ônibus até a praia Coroa Vermelha

Esse é outro jeito de chegar até lá, inclusive, é uma das opções mais acessíveis. O percurso dura cerca de 30 minutos e há ar-condicionado nesse transporte. Ou seja, dá para aproveitar a beleza do trajeto com conforto.

praia coroa vermelha porto seguro

A história da praia Coroa Vermelha na Bahia

Em 1500, o português Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil na chamada Costa do Descobrimento, em Porto Seguro.

Acreditando ter chegado à Índia, passou a chamar os nativos daquela terra desconhecida de índios. A partir daquele momento, o país passou a ser colonizado pelos estrangeiros, incluindo, seus habitantes originais: os tupiniquins.

Como todo esse processo de dominação aconteceu, não há muitos registros. Com exceção das cartas do escrivão português Pero Vaz de Caminha. Mas, há duas maneiras de dominar um povo, são elas:

  • Por meio do idioma;
  • Ou pela religião.

E foi na praia da Coroa Vermelha que a primeira missa católica foi celebrada. A mesma fica localizada entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Para marcar esse momento histórico, uma cruz foi firmada no local, como um símbolo. Por isso, ela é considerada um dos principais pontos turísticos dessa região.

indígena em coroa vermelha

Quando visitar Coroa Vermelha

O sol nesse lugar está quase sempre presente, o que mantém a temperatura por volta dos 30ºC. Mesmo nos períodos de inverno, o mínimo que ela atinge é 21ºC. Assim, você pode viajar em qualquer época do ano para curtir o calor da Bahia.

A alta temporada na praia Coroa Vermelha acontece de janeiro a março e as temperaturas chegam a 35ºC. Por ser em uma época de grandes festas, como o Carnaval, há muitos turistas. Ou seja, a região fica bem movimentada.

Já à noite, o clima fica mais agradável, o que favorece uma caminhada em família pela praia.

Praia Coroa Vermelha em Porto Seguro: saiba o que fazer lá

Uma das opções é o mergulho. No entanto, há outras alternativas bem interessantes também para serem feitas em conjunto.

A seguir, você vai conferir 7 atrações turísticas para conhecer neste belo local histórico.

1 – Museu Indígena

Caso não saiba o que fazer em Porto Seguro, essa deve ser a primeira parada. Já que ele conta com um conteúdo bem variado, com:

  • Pinturas;
  • Esculturas;
  • Lanças;
  • Arcos;
  • Flechas.

Na própria praia Coroa Vermelha há uma grande coleção de esculturas. Tanto dos índios, quanto dos portugueses. Sem dúvida, é uma incrível representação sobre cultura e religião.

Desenhos, fotos e declarações em paredes estão presentes também. Aliás, existem imagens dos índios e portugueses no século XV e escritos sobre os sentimentos deles em relação à chegada dos europeus ao Brasil.

No museu há antigas artes do povo Pataxó. Portanto, essa região consegue ser além de linda, uma representação física da cultura brasileira.

2 – Praia Coroa Vermelha na Bahia: caiaques

Esse passeio é uma ótima opção para quem quer ver os corais de perto. Também não precisa se preocupar com a família, já que há coletes à disposição. Com certeza, saber disso, dará uma dose a mais de segurança e animação.

Caso queira aproveitar e fazer um mergulho, essa é uma boa oportunidade. Aliás, você pode alugar os equipamentos ali mesmo ou levar o seu.

3 – Praia de Mutá

Ela fica bem próxima à praia Coroa Vermelha. Logo, vale a pena dar uma conferida com a família. De fato, é seguro levar os filhos, já que o mar é bem calmo.

Nessa praia, existem muitas barracas com pratos típicos da região e várias opções de bebidas. Além disso, a areia é branca e as águas de um azul límpido. Ela é conhecida por possuir um dos mares mais limpos da Bahia.

Ainda sobre as barracas, elas são cobertas e algumas oferecem camas para um cochilo merecido. A paisagem ali é maravilhosa e transmite muita paz. Portanto, não deixe de visitar a praia do Mutá, vale muito a pena.

praia coroa vermelha bahia

4 – As feiras da praia Coroa Vermelha

Toda viagem merece uma bela recordação. Dessa forma, você pode ir até esse local e adquirir várias lembrancinhas para levar para casa. Por exemplo:

  • Bijuterias;
  • Roupas;
  • Máscaras indígenas;
  • Chapéus;
  • Redes;
  • Cestos.

O artesanato em bambu é um dos mais vendidos nas feirinhas. Mas, o que também faz sucesso nesse local que é uma das melhores praias de Porto Seguro é a culinária.

A comida típica da região é bastante saborosa. Assim, alguns dos principais pratos são os caranguejos e as ostras. Porém, é possível encontrar de tudo um pouco, como:

  • Petiscos;
  • Refeições prontas;
  • Churrasco;
  • Saladas.

5 – Praia Coroa Vermelha na Bahia: aldeia de Pataxó

Quem é apaixonado pela cultura indígena, não pode deixar de fazer uma visita. Dessa maneira, é possível ver de perto as ocas. Isto é, as moradias típicas dos índios, feitas de palha e folha de palmeira.

Conhecer a reserva é um dos momentos mais especiais da viagem. Com certeza, vai agradar toda a família e será uma experiência única.

indigenas na praia de coroa vermelha

6 – Praia Taperapuã

Ela fica mais ao sul da Coroa Vermelha. De fato, há muito o que fazer ali, desde futebol de areia, até passeios de banana boats.

Para quem prefere atrações mais agitadas, deve passar pelo Axé Moi. Este é um complexo que oferece shows, dança e muito entretenimento. Outra opção é o Barramares, um dos melhores luaus de Porto Seguro.

O mar é calmo e tranquilo, assim como na praia Coroa Vermelha. Devido a isso, é ideal para entrar com as crianças e se divertir bastante.

A praia de Taperapuã é uma das mais animadas, com danças, canto e aula de ginástica em grupo.

praia curuipe

7 – Praia Curuípe

É famosa por suas charmosas aldeias de pescadores e belas paisagens. Seu mar possui tons verde azulado e temperatura morna quase o ano todo. Um fato que surpreende os turistas que vão ali pela primeira vez.

Suas águas são muito claras e as ondas bem fracas. Ou seja, pode ficar despreocupado em relação aos filhos.

Há algumas barracas pela praia de Curuípe, onde é possível comprar coco geladinho e peixe frito. É muito buscada também para longas caminhadas na areia branca. Realmente essa é a receita de uma tarde perfeita em família.

Veja onde comer na praia Coroa Vermelha em Porto Seguro

Quem gosta de frutos do mar, precisa conhecer dois restaurantes incríveis. Em ambos, os pratos são bem elaborados e possuem um bom custo-benefício. Sem dúvida, isso é essencial durante uma viagem em família.

Colher de pau

É possível almoçar ao ar livre, com os pés na areia. Ou então, no deck com piso de madeira. Aliás, nos dois ambientes você ficará satisfeito, pois são bem agradáveis. Um exemplo de local é o restaurante Colher de Pau.

O lugar possui fácil acesso para deficientes e cadeirinhas de bebê. O diferencial desse estabelecimento são os shows ao vivo, onde você pode degustar pratos saborosos ao som de MPB.

Agora, quem prefere comida típica com massas, há outro local sensacional. Inclusive, com um cardápio bem diverso e delicioso. Com certeza, vai agradar o gosto de toda a sua família.

culinária coroa vermelha porto seguro

Praia Coroa Vermelha: Recanto do Sossego

Esse restaurante é muito bem recomendado no TripAdvisor, com uma nota de 4,5. O menu é recheado de opções, como:

  • Comida brasileira, italiana, sul-americana e mediterrânea;
  • Pizza;
  • E frutos do mar.

Um dos pratos mais famosos é a salada do mar e o badejo ao molho de maracujá. Para complementar, uma vasta cartela de vinhos e drinks. Enfim, o melhor de tudo é que o preço é acessível. Portanto, não deixe de experimentar os sabores do Recanto do Sossego.

Atrações próximas a praia Coroa Vermelha

Há locais bem interessantes nos arredores. Assim, vale a pena levar a família e dar uma conferida.

Santa Cruz de Cabrália

O Centro Histórico de Porto Seguro fica a menos de 10 quilômetros de distância da praia. Ele foi fundado em 1535 e conta a história da colonização portuguesa no Brasil.

Ali também há muitos pontos turísticos mostrando a história desse país. Além de mostrar a rica arquitetura daquela época.

coroa vermelha porto seguro

Praia de Belmonte

Ela fica no distrito que leva esse mesmo nome, na divisa de Santa Cruz Cabrália. Dessa forma, não é muito distante da praia Coroa Vermelha.

Uma vista até ali pode se transformar num passeio até o manguezal. Basta partir em uma embarcação com destino ao rio Jequitinhonha.

Essa é uma das praias que menos atrai turistas. Por outro lado, as construções de Belmonte lembram a todos o passado da região com as lavouras de cacau.

Igreja de Nossa Senhora da Penha

Ela é a padroeira da cidade e fica logo atrás do Marco do Descobrimento. Assim, é o estilo barroco que predomina na arquitetura dessa igreja. Inclusive, ela possui ilustrações do século XVI e XVII.

Outro local para se conhecer nas redondezas é a igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Onde está situada a escultura de Nosso Senhor dos Passos. Uma obra de arte rara, feita com olhos de vidro, rubis e marfim.

Saiba onde se hospedar na praia Coroa Vermelha

A partir de agora, você e sua família já sabem o que visitar na região. Bem como, onde fazer as refeições mais saborosas de Porto Seguro. Então, só precisam decidir onde se hospedar com bastante conforto.

O local ideal nesse cenário paradisíaco, sem dúvida, são os hotéis do Quinta do Sol. De fato, após tantas atividades diárias, é importante ter um espaço relaxante para descansar.

A localização não poderia ser mais adequada: bem de frente para a praia Curuípe. Por isso e por sua excelência nos serviços prestados, é que a Quinta do Sol é a escolha certa para a sua família. Afinal, ela merece o melhor.

hotel quinta do sol

Visite a praia Coroa Vermelha

O estado da Bahia é cheio de belezas e atrações turísticas. Devido a isso, acaba sendo a escolha de milhares de turistas todos os anos. Tanto para descansar e relaxar, quanto para curtir e festejar.

Por causa de todas essas opções de passeios, ela é o destino certo. Pois, é capaz de agradar a todos e possui as mais belas praias de Porto Seguro.

E uma das que mais se destaca é a de Coroa Vermelha. Afinal, o que não falta ali é entretenimento. Seja andando de caiaque ou mergulhando no mar, é diversão garantida.

A gastronomia do lugar também não deixa a desejar, já que ali você encontra de tudo um pouco. Desde pratos típicos da região até comida mediterrânea e italiana.

Faça as suas malas, reserve as passagens e também garanta sua estadia na Quinta do Sol. Com certeza, vai valer muito a pena.

Compartilhe
Posts Relacionados
Recebe as novidades por e-mail

Inscreva seu e-mail e fique por dentro dos acontecimentos

© 2021 Quinta do Sol. Todos os Direitos Reservados