Faça sua reserva

2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

Fernando Diniz

1 de November de 2018

Quando foi realizada a primeira missa no Brasil? O que é preciso saber sobre esse acontecimento? E como essas informações podem ser bem interessantes durante a sua próxima viagem de férias!

A primeira missa no Brasil foi feita em 1500, sendo uma das primeiras evoluções na história local. Não mexendo apenas com a mudança religiosa, mas também tornando-se uma das primeiras interações sociais com os índios, em prol de um conhecimento cultural. Entenda:

Porque aconteceu a primeira missa no brasil? Como tudo começou?

Os índios desde o início da história do Brasil foram destacados como um povo completamente diferente dos Europeus. Por enquanto a Europa era o destaque econômico e social, o “Pré-Brasil” era um país isolado.

Os índios viviam da caça e da pesca, por exemplo. Mas já na Europa era predominante o comércio. Até mesmo os idiomas eram diferentes.

Não seria de maneira alguma difícil prever que nos primeiros dias haveria total guerra entre ambos os povos. Até mesmo depois que começaram a fazer negociações havia discórdia.

Muitas cartas retratavam a presença de “rebeldes” no meio do povo nativo, e a presença de tribos canibais era com certeza uma das maiores preocupações dos europeus.

De acordo com as pesquisas a Primeira Missa no Brasil foi feita com a real intenção de trazer um poder aquisitivo maior em relação aos índios. Teriam poder transformando-os em católicos.

Outros afirmam que seria uma maneira de trazer a paz e revelar que as intenções eram na verdade positivas.

Há ainda pessoas que afirmam que a Primeira Missa no Brasil seria uma maneira de testar suas curiosidades sobre o povo nativo. Uma maneira de exclusivamente entender a mente dos presentes na região para saberem como agir diante a exploração do local, afinal era uma terra cheia de tesouros.

Tesouros que até então eram desconhecidos pelos nativos da região.

Não se sabe ao certo o motivo da Primeira Missa no Brasil, mas é um dos principais movimentos para se destacar na história. Poderia esse ser o primeiro sinal de uma futura colonização?

Como os índios reagiram diante a Primeira Missa no Brasil?

primeira missa no brasil

De acordo com uma carta escrita por Pero Vaz de Caminha, os índios teriam estranhado a Primeira Missa no Brasil, portanto o comportamento foi melhor do que o esperado.

No início, muitos índios assistiam a Primeira Missa no Brasil de longe, todos armados com arcos e flechas. Depois de um tempo eles se aproximaram apenas o suficiente para assistirem-na confortavelmente, só que dessa vez sentados.

Após o término das pregações muitos começaram a dançar e tocar uma espécie de buzina. Depois afastaram-se.

Nos próximos dias os europeus tentaram demonstrar o respeito que tinham em relação a cruz, ajoelhando-se e a beijando. Um ato que alguns índios acabaram repetindo. O que os qualificou como ingênuos e de fácil evangelho.

Quem foi o padre que celebrou? Onde?

O padre que realizou a Primeira Missa no Brasil foi o Henrique de Coimbra, português missionário que viajava por todo o mundo em nome da igreja católica. Foi considerado uma pessoa célebre pela Igreja Católica.

Foi importante também na índia e na África. Fazia parte da O.F.M (Ordem dos Frades Menores, criada por São Francisco de Assis).

A Primeira Missa no Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500.

O local onde foi realizada a Primeira Missa no Brasil é na rota do descobrimento, Coroa Vermelha, Porto Seguro, Bahia.

Turismo – A Primeira Missa no Brasil:

O local onde foi realizado esse evento é até hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Para quem deseja conhecer um pouco mais de história e religião é com certeza o local mais adequado.

Como está o local hoje?

Hoje trata-se de uma das praias mais conhecidas do litoral. O local é muito bem preservado, com atrações que com certeza vão lhe agradar.

O local não é simplesmente onde estiveram os europeus, e fim da história, pelo contrário. Na Praia da Coroa Vermelha existem atrativos que representam sua história, como por exemplo uma cruz como marcação local.

Conta também com a réplica da imagem trazida por Cabral, que seria a: Nossa Senhora da Boa Esperança.

Índios e artesanato:

primeira missa no brasil

Os artesanatos feitos pelos índios em Porto Seguro são sempre comentados de forma positiva em todo o país.

Em uma área da praia normalmente localiza-se um grupo de indígenas pataxós e suas ocas (casas antigas de indígenas) que irão trazer para o visitante uma visão mais lúcida e real dos séculos passados.

Esses índios poderão também contar sobre sua cultura e a influência que ela gera nos dias atuais.

Você pode também visitar os índios e tirar fotos com eles

Na Praia da Coroa Vermelha há um também o marco do primeiro lugar que os nativos e índios se encontraram pela primeira vez.

Para completar é possível aos visitantes velejar de caiaque. Com certeza dará para ter uma visão melhor do local se estiver em alto mar.

Observação: Como forma de prevenção e cuidados é importante saber que na Praia contém boia (colete) de natação.

As águas são cristalinas o que acaba por deixar o local ainda mais aconchegante e muito mais bonito, permitindo que veja os belos corais.

A Praia da Coroa Vermelha onde foi a Primeira Missa no Brasil também conta com um museu indígena. Além de algumas esculturas que representam, em particular, esse povo.

As esculturas dos portugueses se fazem presentes juntamente com uma pequena cruz (local decorativo).

Semelhante a uma feira são encontradas várias barracas de vendas, com produtos que vão de sacolas indígenas até colheres de pau.

Os colares de pedrarias são os principais acessórios artesanais indígenas.

No local da Primeira Missa no Brasil você pode também pode aprender como eram as formas de pesca da época.

Alimentação:

Pode encontrar como alimentação: Petiscos, saladas, grelhados, caldos, porções, pratos prontos, almoço e muito mais.

Além de claro, a comida típica nativa. Há no local também barraquinhas típicas de comidas baianas. Caranguejos são uma das principais refeições, assim como ostras.

Com certeza esse é um lugar excelente e tranquilo para passear. Podendo ser um dos principais pontos turísticos das suas férias. Aproveite e divirta-se o quanto puder.

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora