2 Adultos
+ -
+ -
Concluir

Está procurando pelo lugar ideal para curtir suas férias com muita tranquilidade? Saiba que a Praia de Corumbau na Bahia é uma opção perfeita!

Ela é conhecida por muitas características. Mas a principal é ser a praia mais afastada do Sul da Bahia, garantindo uma tranquilidade e sossego inigualáveis.

A Ponta do Corumbau, as vezes chamada apenas de Praia do Corumbau, está sempre calma e tranquila. Para quem quer escapar do agito da cidade, esse é um dos melhores locais do Brasil.

A tranquilidade reina absoluta na praia, mesmo durante o período de alta temporada. Isso acontece por causa do acesso difícil à praia.

Além disso, a Praia do Corumbau tem poucas opções de barracas. Isso faz com que o local não tenha muita procura por parte dos turistas.

Nela só é possível chegar de barco ou por uma estrada de terra de difícil acesso. Mas não pense que o passeio não vale a pena por causa disso.

Isso fez com que a Ponta do Corumbau se tornasse quase um santuário. Toda a natureza está muito bem preservada para quem quer um encontro único com a tranquilidade.

A preservação da natureza se reflete na praia, com água limpa e morna e a areia branca e fofa.

A visita à Praia do Corumbau é uma experiência única, que você não pode deixar de lado quando for conhecer as praias de Porto Seguro.

Quer conhecer mais sobre este incrível paraíso? Então continue com a gente e sabe o que fazer e como chegar na Ponta do Corumbau!

O que fazer na Praia do Corumbau na Bahia

A Praia do Corumbau na Bahia é um lugar único e impressionante. Principalmente para quem adora tranquilidade e sossego total.

Por ser um lugar muito tranquilo e afastado das principais áreas turísticas da região, o importante aqui é curtir a natureza.

Por isso não existe segredo quando o assunto é o que fazer na Praia do Corumbau na Bahia. Aproveite para curtir muito a praia!

Com um contato único e incrível com a natureza, você e sua família vão poder aproveitar passeios incríveis! Se prepare para ter férias memoráveis e de tirar o fôlego.

Confira mais um pouco sobre os encantos da Praia do Corumbau e mais algumas opções que você pode aproveitar pelo local.

A Praia do Corumbau – Mar incrível e areia espetacular

A Ponta do Corumbau conta com uma praia deslumbrante. O mar tem águas calmas e com uma temperatura excelente para banho.

Dependendo da maré, o cenário fica ainda mais convidativo e impressionante.

É importante ficar de olho na maré, já que a praia se destaca bastante quando ela está baixa. Por isso, é bom sempre consultar a tábua da marés antes de decidir conhecer o local.

Durante esse período formam-se belas piscinas naturais. E um banco de areia mar adentro cria uma passarela para os banhistas.

A combinação desses elementos faz da praia de Corumbau um cenário ímpar. Com o sol que se põe tarde, é um bom lugar para quem gosta de ficar o dia todo na praia.

O banco de areia que se forma durante a maré baixa é sem dúvidas o grande destaque da praia. A faixa de areia surge mar adentro e o banhista pode caminhar por cerca de quinhentos metros molhando apenas os pés.

Quem está por lá pode aproveitar essas mudanças de cenário durante as marés pelo dia todo. Basta escolher um lugar para relaxar, descansar e ficar curtindo as surpresas que a natureza tem para você.

As mudanças parecem ser constantes. A cada minuto o cenário tem algo novo a ser revelado. Nessa constância de surpresas, você se pega sempre encantado com o que Corumbau tem para oferecer.

Quando ir à praia do Corumbau? Melhor momento para curtir as mudanças da maré

Durante as fases de lua nova e cheia, a maré sofre maior variação e o fenômeno se torna mais visível.

Para saber o horário em que a maré estará mais baixa e a faixa de areia mais aparente, além da tábua da maré, é possível contar com a ajuda de guias locais.

Esses elementos tornam a Praia de Corumbau na Bahia, uma das melhores opções do que fazer na Ponta do Corumbau.

Escape da correria do dia a dia e das obrigações. Esse é o passeio perfeito para quem viaja sozinho, a dois ou com toda a família.

Sem contar que é por lá que ocorre a observação das baleias jubarte. Mas esse passeio é melhor aproveitado entre junho e novembro.

Por isso esses são meses interessantes para visitar o sul da Bahia.

Conheça o recife de corais de Itacolomi – Um local de contato pleno com a natureza

O recife de corais de Itacolomi fica pertinho da Ponta do Corumbau e pode ser visitado através de diferentes passeios.

Assim outros recifes de corais da Bahia, por lá você também encontra a opção de mergulhar próximo de criaturas exuberantes.

A maioria dos passeios sai da vila na Praia do Corumbau. E leva menos de 25 minutos para chegar até o Recife.

A formação conta com praias com alto mar e diversas piscinas naturais. Nelas é possível avistar várias espécies de corais e peixes. Por isso, a prática de mergulho com snorkel é bem popular no local.

Quem tiver mais sorte poderá acabar encontrando com as simpáticas tartarugas durante o mergulho.

Há diferentes formas de chegar até o recife. Em Corumbau geralmente é contratado serviço de escuna ou trainera. Ou então passeios de luxo feitos com lanchas. Ambos os passeios são realizados em grupo.

Ao contratar esses passeios, a empresa oferece o snorkel e, é claro, coletes salva-vidas.

O horário de saída dos passeios varia de acordo com a maré. Os guias da região podem indicar barqueiros que fazem o passeio.

Além do recife de Itacolomi, a Praia do Corumbau também oferece outras opções para quem quer fazer mergulhos.

Na região você também pode visitar os recifes do Pataxó e do Carapeba.

Esses ficam mais próximos de Cumuruxatiba, município mais próximo de Corumbau.

Observação de baleias jubarte na Praia do Corumbau

Dependendo da época em que vier a Porto Seguro, você poderá ver as baleias jubarte no mar de Corumbau.

Os passeios pelo mar podem incluir roteiros para observação de baleias jubarte. Como é de se esperar, essas criaturas encantam com seu espetáculo aquático.

Os turistas que conseguem observar os animais se deslumbram com o movimento das baleias pelo mar.

O período de passagem das baleias é de junho a novembro. E esse é um dos melhores passeios da região. Mas vale lembrar que é preciso se programar bem, já que avistar as baleias não é tão fácil.

Rio Corumbau – Um dos principais pontos turísticos da região

Ao lado da Praia do Corumbau fica o Rio Corumbau. Ele traz uma opção excelente para quem quer um mergulho na água doce.

Ideal para quem quer um banho de água doce logo depois de aproveitar horas dentro da água salgada da praia.

O rio, que deságua no mar, conta com uma deliciosa água morna para os banhistas. São águas calmas e tranquilas que vão agradar toda a família.

O Rio Corumbau tem uma das águas mais limpas de toda a região, por isso é perfeito para banho.

Quem chega a Corumbau através dos passeios de buggy atravessa esse rio durante o trajeto. Não tem como perder a sua localização.

O rio também é um dos favoritos de quem quer realizar passeios de canoa, caiaque ou SUP (Stand Up Padle).

Outro grande ponto de destaque do rio Corumbau é o mangue localizado bem próximo. Esse é um dos cartões postais da região.

Existem alguns outros pontos de visitação na Praia do Corumbau na Bahia. Porém, esses que listamos com certeza são os mais importantes e perfeitos paras suas férias.

Não deixe de se encantar com esse local e descubra como o Sul da Bahia tem tudo para te surpreender!

Onde fica a Praia do Corumbau?

A Praia do Corumbau fica localizada entre Caraíva e Comuruxatiba, no extremo Sul da Bahia. O local distante e remoto é verdadeiramente um paraíso perdido.

Corumbau (ou Ponta do Corumbau) é oficialmente um distrito da cidade de Prado e fica situado a cerca de 80 km de Trancoso. Já a distância de Porto Seguro é de 224km.

Ela recebe esse nome porque fica realmente em uma pontinha ao sul da Bahia.

Como chegar na Praia do Corumbau na Bahia

Existem diferentes maneiras de chegar na Praia do Corumbau na Bahia. A melhor escolha vai depender do quanto você pretende aproveitar o caminho.

A maneira mais rápida de chegar até Ponta do Corumbau é fechar um transfer com alguma agência de turismo.

O transfer vai levar você do ponto de partida ou desembarque sem nenhuma preocupação. Alguns saem diretamente do aeroporto de Porto Seguro.

Porém, existem outras maneiras de chegar ao local.

Como chegar à Praia do Corumbau de carro

É possível chegar até a Ponta do Corumbau de carro. Mas é altamente recomendável fazer o percurso em um veículo 4×4.

Isso porque os carros pequenos vão sofrer bastante com a estrada de terra.

Se chover, o trajeto fica praticamente impossível em veículos de passeio. Por isso é importante um carro mais robusto.

Há quem diga que os carros de passeio fazem o trajeto sem problemas. Mas para quem não quer arriscar, é melhor confiar em veículos preparados.

Para quem vai de carro, a melhor maneira de chegar à Praia do Corumbau é pela BR 101 até Itamaraju. Depois deverá pegar a estrada BA-489 em direção a Prado por cerca de 15km até a entrada para Guarani.

Depois deste ponto, basta continuar por mais 55 km em uma estrada de terra até a Ponta do Corumbau.

Vale lembrar que essa estrada tem várias subidas e descidas.

Já quem sai de Cumuruxatiba pode pegar a estrada da Ponta do Corumbau passando por Barra de Cahy.

Essa estrada é ainda mais acidentada que a primeira opção.

Passeios de barco ou de buggy

Como dissemos, existem passeios que te levam até a Praia do Corumbau. Os dois principais são o de buggy e o passeio de barco.

O passeio de barco pode ser contratado a partir de Cumuruxatiba ou até mesmo de Caraíva. O preço médio é de R$70,00 por pessoa.

Já os passeios de buggy saem exclusivamente de Caraíva. Essa é uma boa opção para quem quer realizar um trajeto mais rápido.

Nesse passeio é necessário realizar a travessia do rio através de canoa. A travessia custa cerca de $10,00.

Muitos recomendam o buggy como forma de visitar a praia. Durante o trajeto, (que vai por estradas que carros não podem passar) você se encanta com o cenário.

Chegar até Corumbau através desses passeios é uma boa pedida para quem quer apenas conhecer a praia. O retorno é feito no mesmo dia.

Onde ficar ao visitar a Praia de Corumbau

Ao visitar a Praia do Corumbau é importante entender que a área é muito precária em relação a estrutura hoteleira.

Por lá há alguns bons restaurantes locais com comida caseira e até mesmo barracas à beira da praia. Porém, as opções de hospedagem são poucas.

Por isso, nossa recomendação é que você se programe para aproveitar tudo que Corumbau tenha para oferecer, mas que se hospede na capital mais próxima.

Ao se hospedar em Porto Seguro, você estará com localização privilegiada. Assim, durante as suas férias será possível visitar vários lugares diferentes.

A partir de Porto Seguro é possível conhecer Caraíva, Santo André, Arraial d’Ajuda e muito mais!

Por isso, conte com os Hotéis Quinta do Sol para uma hospedagem completa e única! Com a gente você encontrará toda a estrutura necessária para férias inesquecíveis.

Os Hotéis Quinta do Sol trazem como principal diferencial a sua localização. O hotel fica a poucos quilômetros do Aeroporto de Porto Seguro, facilitando o translado.

Além disso, ele também fica perto do Centro Histórico e as melhores praias baianas.

E se você gostou deste post, compartilhe nas redes sociais! Deixe que os seus amigos também conheçam mais sobre as belezas de Porto Seguro e região.

assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse a nulla consequat turpis hendrerit

DestinosRelacionados

Reservar agora